Novo streaming da Disney, Star Plus transmite futebol e outros esportes pela Internet. Foto: Reprodução/Facebook.

Nos anos 90 considero que houve a primeira grande revolução na maneira com nós apaixonados por futebol consumíamos o produto pela televisão. A chegada da televisão por assinatura.

Com o lançamento de Sportv e ESPN Brasil foi possível ficar 24 horas ligado em esporte, assistir partidas dos campeonatos nacionais além daquelas transmitidas pela TV aberta e conhecer de perto os craques da Premier League, de La Liga e da Série A italiana.

O avanço da tecnologia e da Internet trouxe um segundo momento, que se popularizou no Brasil a partir da segunda metade dos anos 2010: as transmissões simultâneas da televisão por streaming.

Com aplicativos como o Watch ESPN e o Premiere Play o assinante desses canais na televisão linear passou a ter opção de assistir os jogos de futebol também pela Internet através do celular, tablet e/ou computadores. Não era mais necessário estar em casa e ser dependente de uma televisão para acompanhar o clube do coração. Foi o primeiro sinal dos novos tempos.

Vem aí uma nova era

Agora, no início dos anos 2020, tudo indica que o consumo de futebol caminha para um outro momento, no qual os campeonatos mais importantes do mundo irão sair da TV por assinatura e se concentrar 100% na Internet, através das plataformas de straming.

O pontapé inicial já havia sido dado com o DAZN e o EI Plus (depois Estádio TNT Sports), mas no segundo semestre de 2021 duas plataformas chegaram ao Brasil com força para reforçar essa nova tendência: o Star Plus e o HBO Max.

O Star Plus, que pertence à Disney, conta, além de um vasto cardápio de séries, com as grandes ligas de futebol internacional em seu catálogo: inglês, espanhol, italiano e francês. Apesar de também transmitir jogos na televisão comum, através da ESPN e do Fox Sports, a assinatura do streaming é a única maneira de acompanhar todas as partidas desses campeonatos.

Além disso, a Disney tem colocado os jogos mais atrativos de cada rodada com exclusividade no Star Plus. A estreia de Cristiano Ronaldo no Manchester United, por exemplo, só pode ser vista na Internet. Clássicos da Premier League, e jogos do PSG, que agora tem o trio Neymar, Messi e Mbappé, são outras cartadas fortes que a empresa vem usando na tentativa de atrair assinantes para o seu novo serviço.

Já o HBO Max, da concorrente Warner, tem como trunfo em seu catálogo todos as partidas da Liga dos Campeões da Europa, maior competição de clubes do mundo. Quem quis acompanhar, por exemplo, o eletrizante duelo Liverpool 3 x 2 Milan pela primeira rodada da fase de grupos teve como única opção, sem recorrer à pirataria, o streaming que estreou em junho.

O futebol brasileiro também já fala em ter jogos com exclusividade no streaming já que com a aprovação da Lei do Mandante os clubes ficariam responsáveis pelas transmissões das partidas criando seus próprios serviços.

HBO Max é a única plataforma no Brasil que transmite todos os jogos da Champions League. Foto: Reprodução/Facebook.

Futebol pela internet: temos estrutura?

Com as assinaturas da TV à cabo diminuindo e o streaming se popularizando cada vez mais para ver séries e filmes parece inevitável que as empresas de comunicação queiram que o consumo de futebol e outros esportes também migre para a Internet.

Essa mudança de hábito, entretanto, levanta várias questões que precisam de um debate mais amplo. Abaixo coloco algumas que pensei para reflexão.

O Brasil tem uma estrutura de Internet que permite às emissoras que detêm os direitos de transmissão dos eventos esportivos abrir mão totalmente da televisão linear e colocar os grandes eventos apenas nos serviços de streaming?

O quanto custará para o consumidor a troca de uma assinatura da TV a cabo por vários streamings diferentes que transmitem os vários campeonatos que ele acompanha?

A experiência de assistir futebol pela Internet pode afetar a experiência do torcedor com o espetáculo? Como ele vai lhe dar com eventuais oscilações e/ou perdas de sinal durante o jogo? E o delay natural de um jogo online? O grito de gol pode sair atrasado?

O quanto o futebol no streaming está tornando o esporte mais popular do mundo ainda mais elitizado? Os ingressos já são caros para ver no estádio e agora para ver pela televisão será necessário, além de pagar o serviço de streaming, uma boa conexão de Internet para a partida rodar sem maiores problemas.

Indy em Laguna Seca tem domínio de Herta e Palou quase campeão

Anterior

Hamilton vencendo a centésima. Análise do Gp da Rússia de Fórmula 1

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *