Palmeiras
Twitter oficial do Palmeiras

Os campeonatos estaduais de 2022 acabaram. Ok, nem todos, mas os principais chegaram ao fim. Em alguns, o campeão foi o esperado. Em outros, teve relativa surpresa. Confira aqui uma análise sobre os principais estaduais

Paulista

Apesar de ter feito uma péssima partida de ida, o Palmeiras conquistou o 24º título estadual ao golear o rival São Paulo por 4 a 0 no jogo de volta. com gols de Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (2). Inegavelmente, o alviverde entrou como principal candidato ao título. E esta sensação aumentou ainda mais depois do título na Recopa e das três vitórias seguidas nos clássicos. Após conquistar a primeira fase sem nenhuma derrota, passou nas quartas de final pelo Ituano (2 a 0); e nas semifinais pelo Bragantino (2 a 1).

É verdade que, na partida de ida da final, o Palmeiras foi prejudicado pela arbitragem, mas o descontrole emocional depois do primeiro gol são paulino, permitindo os rivais de abrirem 3 a 0 no placar, (gols de Calleri (2) e Pablo Maia). O gol de Raphael Veiga no final reviveu o time e foi a motivação para o jogo de volta. No entanto, para quem sonhava com um título invicto, ficou um gostinho meio amargo, mas nada que mude a felicidade do torcedor.

Mineiro

Assim como foi em São Paulo, em Minas Gerais o campeão foi o favorito. Pela 47ª vez e terceira seguida, o Atlético-MG levou o troféu para casa. O favoritismo se mostrou logo na primeira fase, com nove vitórias em onze jogos, totalizando 28 pontos.

Nas semifinais, passou fácil pela Caldense (Poços de Caldas) em duas partidas (2 a 0 e 3 a 0, respectivamente). Na final, enfrentou o rival Cruzeiro em jogo único, e venceu por 3 a 1, gols de Hulk (2) e Nacho (Edu marcou para o celeste). Além disso, o próprio Hulk foi o artilheiro do campeonato, com dez gols.

Estadual do Rio de Janeiro

Com três títulos seguidos e bom desempenhos em 2021, muitos apontaram o Flamengo como favorito. Porém, o campeão acabou sendo o Fluminense, que conquistou o Estadual do Rio pela 32ª vez. E logo na primeira fase, o tricolor mostrou força, com nove vitórias em onze jogos e total de 28 pontos (praticamente a mesma campanha do Atlético no Mineiro). O Flamengo foi o segundo, com 26 pontos e oito vitórias.

Nas semifinais, o Fluminense eliminou o Botafogo em dois jogos. No primeiro, ganhou de 1 a 0 (gol de Arias). Na volta, contudo, o Botafogo abriu o placar com Erison; e o mesmo fez 2 a 0 aos 45 do segundo tempo. Mas Cano fez, nos acréscimos, o gol da classificação (o Fluminense passou por causa da melhor campanha na primeira fase). Por outro lado, o Flamengo passou pelo Vasco com mais tranquilidade, vencendo os dois jogos por 1 a 0.

Na final, o Fluminense fez dois gols aos 38 e 40 do segundo tempo (ambos marcado pelo Cano), fechando o placar em 2 a 0. Na volta, o Flamengo a´te fez o dele (Gabigol), mas o Fluminense empatou com Cano e depois só segurou em banho-maria até ganhar o título.

Gaúcho

Nenhum dos times da dupla Grenal realmente mostrou força no estadual do Rio Grande do Sul. Tanto que o Grêmio foi o segundo colocado da fase inicial,com seis vitórias em onze jogos. E o primeiro colocado não foi o Internacional, mas sim o Ypiranga de Erechim. E o colorado foi apenas o terceiro colocado.

Graças ao regulamento, em que o segundo enfrenta o terceiro colocado, o clássico Grenal aconteceu nas semifinais. Na primeira partida, 3 a o para o Grêmio (gols de Elias Manoel, Bitello e Diego Souza). Na volta, 1 a 0 para o Inter (Taison). Os resultados colocaram o Grêmio na final contra o Ypiranga. E o tricolor venceu as duas partidas, por 1 a 0 (Lucas Silva, de pênalti no final do jogo); e 2 a 1 (Bruno Alves e Rodrigues, Erick descontou).

Outros estaduais

No Paraná, o Coritiba foi campeão pela 39ª vez na historia ao derrotar o Maringá por 2 a 1 e 4 a 2. Para chegar na final, o Coxa Branca eliminou o rival Athletico. Em Santa Catarina,. o campeão foi o Brusque, que levou a taça pela segunda vez após dois empates contra o Camboriú ) o time teve a melhor campanha). Por outro lado, o Avaí, representante do estado na Série A, foi eliminado pelo próprio Brusque nas quartas de final.

Em Goiás, o Atlético foi campeão pela 16ª vez ao vencer o rival Goiás por 1 a 0 e 3 a 1 nas partidas da final. Em Mato Grosso, o Cuiabá conquistou o 11º título ao vencer. Dentre os estaduais que tem a participação de clubes da Série A do Brasileiro, ainda tem o Campeonato Cearense, cuja final será entre Fortaleza e Caucaia.

LEIA MAIS

Verstappen vence com grande duelo na Arábia. Análise da corrida

Verstappen vence com grande duelo na Arábia. Análise da corrida

Anterior

Podcast 22 – Palmeiras e Chelsea no Mundial de Clubes

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *