Liverpool assumiu a liderança da Premier League. Foto: Reprodução/Facebook.

Todo fim de ano é uma loucura para os times que disputam a Premier League. No dia 26 de dezembro, um dia após o Natal, feriado, é disputada uma rodada do Campeonato Inglês. É o chamado Boxing Day, que abrange as quatro principais divisões do futebol inglês. Na sequência, ocorrem mais jogos com intervalos de tempo curtos entre o fim de um ano e o início de outro.

Existem várias teorias para o surgimento do termo Boxing Day. Dizem que se refere às caixas que os empregados recebiam com sobras de comida do jantar de Natal dos patrões no dia anterior. Outra teoria aponta para caixas colocadas em igrejas com doações para famílias pobres no dia de Natal e que seriam abertas em 26 de dezembro. Mais uma hipótese ainda diz que o termo vem de viagens de navio, pois quando uma embarcação saía em viagem era guardada uma caixa com dinheiro para dar sorte. Se a missão fosse bem sucedida, a caixinha era dada a um padre, que doaria o dinheiro aos mais pobres.

No futebol, o primeiro jogo entre clubes a nível competitivo da história foi jogada nesse dia. Em 26 de dezembro de 1860, o Sheffield FC venceu e Hallam FC por 2 a 0.

Nos últimos anos, com um futebol cada vez mais físico e o calendário desgastante, a maratona de jogos de fim de ano na Inglaterra vem sendo alvo de críticas por parte de jogadores e técnicos. Mas, em 2020, mais uma vez a tradição está mantida.

Heungmin Son, atacante do Tottenham, é um dos principais jogadores da atual edição da Premier League. Foto: Reprodução/Facebook.

“Boxing Day verde e amarelo”

Por conta da pandemia, que atrasou o início do Brasileirão para agosto, uma situação inédita ocorrerá no futebol brasileiro em 2020. Ao invés de estarem de férias, os times disputarão partidas competitivas na última semana de 2020. Em 26 e 27 de dezembro ocorrerá a 27ª rodada do Brasileirão e, em 30 de dezembro, os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil, com São Paulo x Grêmio e América x Palmeiras.

Para o torcedor, acostumado com o marasmo do futebol brasileiro em dezembro, cujas únicas atrações nacionais normalmente são Copa RS sub-20 e as peladas beneficentes reunindo ex-jogadores e artistas, curtir o futebol competitivo nas festas de fim de ano, em um período de isolamento social recomendável, será uma atração e tanto. Depois dos ingleses, em 2020 será a nossa vez de ter um Boxing Day.

São Paulo, do técnico Fernando Diniz, lidera o Brasileirão e busca vaga na final da Copa do Brasil. Foto: Reprodução/Facebook.

Programe-se:

Rodadas de fim e início de ano da Premier League:

26 a 27/12 – 15ª rodada

28 a 30/12 – 16ª rodada

01/01/2021 a 04/01 – 17ª rodada

Jogos de fim e início de ano no Brasil

26 a 27/12 – rodada 27 do Brasileirão

30/12 – jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil

06/01/2021 e 07/01 – rodada 28 do Brasileirão

Semifinais da Copa do Brasil 2020: pelo que os quatro times lutam

Anterior

Retrospectiva 2020: o ano das perdas, da luta antirracista e dos estádios vazios

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *