Futebol

SBT já passou esporte. Relembre

0
Transmissão do SBT
SBT transmitindo jogo entre Palmeiras e Cruzeiro

Na quarta-feira (16), o Palmeiras enfrentou o Bolívar-BOL pela terceira rodada da primeira fase da Copa Libertadores da América, competição paralisada pela pandemia da COVID-19. Contudo, este jogo foi um marco na TV Brasileira. Pela primeira vez desde os anos 2000 o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, transmitiu um jogo de um grande clube de São Paulo.

Para quem é mais novo pode ser estranho pensar em futebol no SBT. Entretanto, a emissora de Sílvio Santos já passou não só futebol, mas também outros esportes. Confira alguns eventos que foram transmitidos.

Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

Sim. O SBT transmitiu os dois maiores eventos esportivos do mundo. Após fazer boletins e reportagens especiais nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, nos Estados Unidos, a Copa do Mundo de 1986, realizada no México, foi transmitida pelo SBT em conjunto com a Rede Record (na época, Silvio Santos ainda tinha ações do canal hoje comandado por Edir Macedo).

Com a crise da Rede Record, o SBT passou a fazer por conta própria as transmissões esportivas. O canal ainda exibiu mais três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998) e também os Jogos Olímpicos de 1996, disputados em Atlanta, nos Estados Unidos.

Copa do Brasil

O SBT comprou os direitos de transmissão da Copa do Brasil em 1995. E foi justamente a final desse torneio, disputada entre Corinthians e Grêmio e com o Alvinegro de Itaquera conquistando o título, a segunda maior audiência da emissora, com média de 42 e picos de 54 pontos no Ibope. O SBT também transmitiu os torneios de 1996, 1997 e 1998. Entretanto, houve várias acusações de “bairrismo” nas transmissões, especialmente na final de 1996, em que o narrador Silvio Luiz teria usado um tom melancólico para se referir ao título conquistado pelo Cruzeiro.

87 é do Sport. E do SBT também

Alguns jornalistas dizem que o Campeonato Brasileiro de 1987 nunca acabou, visto a briga entre Flamengo e Sport de Recife pelo reconhecimento do título. E o SBT fez “parte” de toda a confusão, comprando os direitos do quadrangular final que deveria ser disputado não só entre Flamengo e Sport, mas também entre Guarani de Campinas e Internacional.

Os clubes carioca e gaúcho se recusaram a jogar, e o quadrangular acabou se transformando numa final simples. O primeiro jogo, em Campinas, terminou em 1 a 1. No jogo de volta, 1 a 0 e título para o Sport.

Fórmula Indy

A notícia de que o SBT pode comprar os direitos da Fórmula 1 para 2021 pode ter pegado muita gente de surpresa, Porém, não seria a primeira vez que a emissora transmitiria automobilismo.

Em 1995, o SBT comprou a Fórmula Indy, na época comandada pela CART, passando todas as provas ao vivo, inclusive as famosas 500 milhas de Indianápolis. Em 1996 aconteceu a cisão entre CART e IRL, e, enquanto o Grupo Bandeirantes comprou os direitos da IRL, a emissora de Silvio Santos continuou com a CART, passando a chamá-la de ”Fórmula Mundial”.

Por que parou?

Em 1997, Silvio Santos tentou conseguir a exclusividade dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Fez uma oferta generosa, mas uma clausula no contrato feito com o Clube dos 13 colocava uma vantagem para a dupla Globo/Bandeirantes. Isso fez o SBT desistir de passar futebol, deixando o esporte de lado em 1999. Nesse mesmo ano, a Fórmula Mundial passou a ser transmitida em VTs e saiu definitivamente da grade de programação no final de 2000.

Renascimento?

A MP do Futebol, que dá ao clube mandante o direito de vender os direitos de transmissão das partidas, permitiu que o Flamengo negociasse com o SBT a exibição da segunda partida da final do Campeonato Carioca de 2020, contra o Fluminense.

Agora, a emissora tem a Libertadores. E deseja a Fórmula 1. Se estes movimentos indicam uma nova era esportiva no SBT só o tempo dirá.

Rola a pelota

Anterior

Podcast 1 – futebol paulista

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Futebol