Olá amigos e amigas! Bem-vindos ao Universo Esporte. Somos um site de notícias, reportagens, entrevistas e opinião que busca trazer o melhor do esporte em Bauru e região, no Brasil e no mundo. Nossa equipe é formada por quatro jovens jornalistas que sempre amaram o esporte e buscam trabalhar com jornalismo esportivo.

Esse site é uma retomada. O recomeço de uma trajetória que se iniciou durante a faculdade e que agora trazemos para nossa vida profissional, de modo que possa ser um meio de mostrarmos nosso trabalho e crescermos dentro do jornalismo esportivo.

Início

Tudo começou quando ainda éramos alunos da Universidade do Sagrado Coração (USC), da cidade de Bauru-SP, atualmente chamada UNISAGRADO. O pioneiro foi André Donati, que em 2014 criou o Universo Esporte como um dos programas que compunham a grade da Webrádio USC, projeto de extensão para os estudantes de comunicação coordenado pela professora Daniela Bochembuzo.

O objetivo do programa era dar, através dos canais de comunicação da universidade, espaço para as modalidades esportivas praticadas na cidade de Bauru que não tem tanto espaço na mídia esportiva. Dessa forma, a cada semana, um técnico ou atleta era entrevistado nos estúdios do laboratório de rádio da USC para que pudesse divulgar seu trabalho e falar um pouco sobre a modalidade.

Ao longo do ano de 2014 o então aluno de jornalismo André produziu e apresentou programas sobre os seguintes esportes: handebol, luta olímpica, bocha, taekwondo, rugby, tênis de mesa, ginástica artística, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, jíu-jitsu, golbol, malha, ginástica rítmica, capoeira, xadrez, kung fu.  

Novo integrante e mudança de formato

No primeiro semestre de 2015, o Universo Esporte retornou com novidades. Além de André, Luis Felipe Zago Carrion passou a fazer parte da equipe do programa. O objetivo permanecia o mesmo, mas, além da entrevista no estúdio com técnicos ou atletas, também era feita uma reportagem radiofônica relacionada ao esporte debatido. Entre março e junho André e Luis Felipe realizaram entrevistas e reportagens sobre os seguintes esportes pouco populares na grande imprensa esportiva: dança esportiva, esgrima, kickboxing, tênis, ciclismo, triatlon, motocross, karatê, futebol feminino, boxe, atletismo, polo aquático, natação.

Em reconhecimento ao trabalho realizado, o programa foi inscrito, aceito e apresentado como trabalho acadêmico no Intercom Júnior, evento que pertence ao Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que foi realizado na cidade do Rio de Janeiro em setembro de 2015.  A partir daí, o Universo Esporte foi encerrado como projeto de extensão.

Retomada como projeto independente

Em 2020, com os dois integrantes do projeto original e o reforço de Renato Sônego e Tiago Migliani, que estudaram jornalismo com André e Luis Felipe na USC, o Universo Esporte está de volta com formato e propostas diferentes: através de um site como uma iniciativa de empreendedorismo e veículo de comunicação jornalística independente.

O objetivo dessa nova fase é trazer notícias, entrevistas, reportagens e opiniões sobre diferentes modalidades esportivas. Falamos das mais populares, como futebol, basquete e vôlei, mas não esquecemos daquelas que fizeram a origem do Universo Esporte e não são tão faladas na grande imprensa. Tem ainda espaço para os paralímpicos e os games.

Como moramos em Bauru e região, o site traz muito conteúdo daqui. Falamos bastante do Bauru Basket, do Noroeste e do Vôlei Bauru, mas também damos nossos pitacos nos grandes times paulistas, no Campeonato Inglês e até na Fórmula 1, que são outras de nossas paixões.

Através da produção de conteúdo voltada para a web, do uso de outras plataformas de comunicação digital, como vídeos e podcasts, e da divulgação de nosso trabalho em redes sociais, esperamos alcançar audiência, credibilidade, sustentabilidade financeira e sermos reconhecidos como veículo de comunicação independente no universo do jornalismo esportivo.

Equipe

Luis Felipe Zago Carrion

Natural de Bauru. Teve a ideia de retomar o Universo Esporte e convidou os demais componentes. A paixão por futebol e jornalismo vem desde criança quando a primeira coisa que fazia de manhã era ler o caderno de esportes do Jornal da Cidade. Além disso, brincava de narrar suas partidas no FIFA pelo computador e, posteriormente, no videogame. Depois, na escola, sempre preferiu escrever um texto de três páginas do que fazer contas. Gosta do futebol brasileiro e ama futebol inglês. Quer fazer carreira longa no jornalismo esportivo e sonha em transformar o Universo Esporte em um negócio rentável.

Formação: Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e pós-graduação em Linguagem, Cultura e Mídia pela UNESP. Ambas de Bauru.

Experiência: colaborador dos sites Torcedores.com e Linha Esportiva entre 2015 e 2018. Repórter da Editoria de Esportes do Jornal da Cidade entre fevereiro e maio de 2020.

André Donati

Paulista de Bauru. Brasileiro com cidadania espanhola. Palmeirense. Defensor do capitalismo de livre mercado. Tem como esportes favoritos o automobilismo e o futebol, embora assista qualquer esporte que esteja passando (menos futebol americano). Decidiu ser jornalista esportivo após assistir aos Jogos Pan-Americanos de 2007, que foram disputados no Rio de Janeiro.  O TCC de graduação foi sobre a seleção brasileira na ditadura militar. Na pós, foi sobre o Mundial do Palmeiras de 1951.

Formação: Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e pós-graduação em Linguagem, Cultura e Mídia pela UNESP.

Experiência: Também colaborava com o Torcedores.com, no qual escrevia desde 2015 até a estreia deste site.

Renato Sônego

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo. Corintiano, observador, tranquilo, gosta de assistir futebol, tênis e outras modalidades esportivas. Acredita no esporte como papel inclusivo. A paixão pelo jornalismo surgiu por meio dos esportes, em especial futebol. Durante a infância gostava de acompanhar as narrações e toda riqueza de detalhes dada pelo locutor esportivo.

Das várias pessoas que conheceu na faculdade, Tiago, Luis Felipe e André alimentam a mesma admiração pelos esportes. Produziu vários trabalhos acadêmicos voltados ao esporte, principalmente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que abordou o cenário paralímpico brasileiro, assunto de pouca ou quase nenhuma repercussão na mídia esportiva. Esse trabalho, realizado em parceria com Luis Felipe, proporcionou o contato, mesmo no ambiente virtual, com diversos atletas que superaram as dificuldades impostas pela vida e encontraram no esporte um novo caminho a trilhar. O jornalismo promoveu o contato com as pessoas e descoberta de todo cenário vivido por eles, que foi retratado no trabalho universitário.

Formação: Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

Experiência: o Universo Esporte será a primeira oportunidade de produzir conteúdo no jornalismo esportivo.

Tiago Migliani

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo. Analista de boteco, curioso e que acredita na política. Gosta de assistir futebol, de debates, análises e principalmente de olhar para o marketing esportivo e as finanças do esporte. Seus principais vícios são tomar café, ouvir músicas, podcasts e rádio, razão pela qual escolheu fazer jornalismo. O objetivo na vida e no jornalismo é uma frase dita por uma grande filósofa brasileira: “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta vamos dobrar a meta”.

Formação: Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

Experiência: o Universo Esporte será a primeira oportunidade de produzir conteúdo no jornalismo esportivo.

Mal terminou e já recomeçou

Anterior

Rola a pelota

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *