Há várias temporadas, o Tottenham trabalha para voltar a ser protagonista na Inglaterra. Sem conquistar o Campeonato Inglês desde a temporada 1960-1961 e um título desde a Copa da Liga 2007-2008, o time do norte de Londres subiu de patamar com a contratação do técnico argentino Mauricio Pochettino, em 2014. Se firmou como time de G-4 e se classificou seguidas temporadas à Liga dos Campeões. O auge foi o vice-campeonato da temporada 2018-2019, perdendo a final para o Liverpool.
Pochettino deixou o time durante o último campeonato, após cinco anos, com um mau início de Premier League e o desgaste natural do trabalho. Para o seu lugar, os Spurs apostaram em José Mourinho. Treinador consagrado e três vezes campeão da Premier League que precisa reconstruir a carreira após passagem ruim pelo Manchester United.
A temporada 2020-2021, mais corrida e apertada devido à pandemia de coronavírus, tem sido a mais equilibrada e imprevisível dos últimos anos. O Everton começou o campeonato liderando e caiu de rendimento. O Leicester já foi líder. E agora o Tottenham ocupa a primeira posição após a 9ª rodada. E aí é que está a grande oportunidade dos Spurs finalmente conquistarem uma taça.
Os principais times dos últimos anos na Inglaterra, Liverpool e Manchester City, estão tendo uma temporada complicada. Os Reds até estão no topo da tabela, mas enfrentam uma onda terrível de desfalques. Van Dijk ficará pelo menos sete meses afastado. Joe Gomez e Alexander-Arnold também estão afastados, ainda que por tempo menor. Já Salah voltou do Egito com Covid-19. Manter a competitividade alta na Premier League e na Champions League não será tarefa fácil para o time de Klopp.
Já o Manchester City faz uma temporada irreconhecível, a pior de Pep Guardiola desde que chegou à Inglaterra. O time ocupa a 13ª colocação e está longe da briga pelas primeiras posições neste momento.
A chance do Tottenham
Os Spurs foram muito bem ao mercado de transferências nessa temporada e melhoraram um elenco que já era bom, transformando-o em um dos mais completos da Premier League. Trouxe um lateral muito bom no apoio pelo lado esquerdo (Reguilón) e outro que ataca bem pelo lado direito (Doherty).
No meio-campo, Höjbjerg tem ido muito bem desde que chegou ao clube vindo do Southampton. A volta de Gareth Bale também fortalece as opções de jogo pelo lado do campo.
Mas o grande trunfo do Tottenham está no desempenho da dupla Heung-min Son e Harry Kane. Com Mourinho, o atacante inglês passou também a jogar fora da área e vem se especializando em dar assistências, principalmente para o coreano. Na temporada 2020-2021, Kane já fez sete gols e deu nove assistências na Premier League. Já Son fez nove gols e deu duas assistências.
Depois de um trabalho ruim e a demissão do Manchester United, José Mourinho parece estar se reencontrando como treinador de primeiro nível. Seu Tottenham tem demonstrado gosto pelo ataque e marcado muitos gols como, por exemplo, na goleada de 6 a 1 sobre o Manchester United. Apesar de, em alguns momentos, o português não hesitar em fechar a casinha e priorizar a defesa, como nos velhos tempos.
Nessa temporada, o Totenham joga a Liga Europa, o que exige menos de times como Liverpool e Manchester City que estão na Liga dos Campeões. Com um elenco amplo e podendo até poupar titulares na fase de grupos e até nos primeiros mata-matas da Liga Europa, o Tottenham tem reais chances de brigar para valer pelo título do Campeonato Inglês e finalmente quebrar o longo jejum. Para alívio do clube e de seu técnico.
Comentários