A 17ª e última corrida da temporada 2023 da Fórmula Indy aconteceu no tradicional circuito misto de Laguna Seca. Mesmo que o título e o vice já estarem garantidos, a corrida não foi menos disputado. Pelo contrário, a prova teve bastante emoção. Confira na análise.
Análise
A corrida foi bastante confusa desde o inicio, quando uma confusão na largada envolveu vários pilotos. Dentre eles Scott Dixon, que não se envolveu propriamente na bagunça, mas foi punido (injustamente) por causa de um toque em Rinus VeeKay. Mas isto não abalou o neozelandês, que aproveitou as várias banheiras amarelas (oito, no total) para aparecer à frente nas voltas finais e garantir mais uma vitória na carreira.
Outros pilotos que se envolveram na confusão inicial também se recuperaram. Scott McLaughlin, por exemplo, largou em segundo, mas passeou na brita e teve que mudar completamente a estratégia. Graças à sorte e ao seu carro, conseguiu terminar a prova na mesma posição que largou. Christian Lundgaard largou em terceiro, mas cometeu o erro que causou a bagunça na largada, ficou uma volta atrás, mas se recuperou e terminou em sexto.
Outros pilotos largaram atrás, mas conseguiram terminar à frente. Caso de Callum Ilott, que largou em 20º e terminou em quinto com sorte estratégia. O piloto conseguiu o melhor resultado da história da equipe Juncos. Outros pilotos que avançaram bem foram Ryan Hunter-Heay (25º para ´decimo); Sting Ray Robb (24º para 12º), e Hélio Castroneves, que fez a sua última corrida na carreira em tempo integral, largando em 27º e último para terminar em 13º. E se não tivesse sido punido por causar o abandono de Colton Herta, ficaria entre os dez primeiros.
Por outro lado, a McLaren foi a decepção da corrida. Felix Rosenqvist largou na pole, mas não conseguiu segurar a ponta e foi caindo de rendimento até causar um acidente com Marcus Ericsson e terminou em 19º, duas voltas atrás. Já Pato O’Ward chegou a ficar em posição de ganhar a corrida, mas foi vítima da estratégia ruim da equipe e terminou em nono (mesma posição que largou).
Campeonato
Palou, que liderou o maior número de voltas em Laguna Seca, mas não teve sorte nas bandeiras amarelas, terminou o campeonato com 656 pontos, enquanto que Dixon ficou em 578. Dentre o terceiro a quinto, no entanto, teve mudanças. Newgarden, que chegou a brigar pelo título, terminou o campeonato apenas em quinto graças ao acidente. O americano marcou 479 pontos, enquanto que McLaughlin ficou em terceiro com 488; e O’Ward, em quarto, com 484.
A Indy não divulgou o calendário de 2024, mas é provável que a temporada começará em março, nas ruas de St. Petersburg, Flórida. No entanto, o Universo Esporte ainda abordará a temporada 2023 de um modo geral.
LEIA MAIS
Palou campeão e corrida estratégica. Análise da Indy em Portland
Comentários