Foram definidos nesta segunda-feira (14), em sorteio realizado em Nyon, na Suíça, os confrontos das oitavas de final da Champions League. O grande destaque fica por conta do duelo entre Paris Saint Germain e Barcelona, que marca o reencontro de Neymar com seu ex-clube e com o craque argentino Lionel Messi. As partidas de ida serão realizadas entre os dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro e a volta em 9, 10, 16 e 17 de março de 2021.
Principais duelos
Os jogos de maior apelo nessas oitavas de final são Barcelona x PSG e Atlético de Madrid x Chelsea. No primeiro duelo, os parisienses surgem como favoritos nesse primeiro momento. Têm uma equipe mais consistente e que cresceu na reta final da fase de grupos após ficar seriamente ameaçada de eliminação. Como nos últimos anos, o grande trunfo do PSG é o talento individual da dupla formada por Neymar e Mbappé. Já o Barcelona passa por um processo de reformulação e faz campanha decepcionante no Campeonato Espanhol, onde ocupa a 8ª colocação. O time é dependente do talento de Messi e, nesse momento, menos cotado para avançar.
Já Atlético de Madrid x Chelsea é um confronto sem favorito. Os colchoneros, com o forte sistema defensivo já tradicional e o jogo pragmático de Diego Simeone, ocupam a vice-liderança de La Liga e contam com o talento de Luis Suárez para resolver os jogos. Já o Chelsea subiu o patamar nessa temporada com as contratações de Thiago Silva, Havertz e Timo Werner. Aos poucos, o time está engrenando e deve estar ainda mais pronto em fevereiro.
O mais equilibrado
A partida que tem,, na teoria, o maior equilíbrio de forças é o duelo entre Sevilla e Borussia Dortmund. São duas equipes que têm ótimos jogadores, não brigam pelos títulos nacionais mas estão sempre no topo da tabela em seus campeonatos. É a briga para ver quem vai mais longe na Liga dos Campeões.
O mais desiquilibrado
Por outro lado, o confronto com maior desigualdade de forças é entre Lazio e Bayern de Munique. Os alemães, atuais campeões, não vem repetindo o desempenho avassalador da temporada passada, quando o título europeu veio com várias goleadas na trajetória, e ocupam atualmente o segundo lugar da Bundesliga. Mesmo assim, o elenco é bem superior ao da Lazio, que só se classificou ao mata-mata da Champions na última rodada da fase de grupos.
Jogos com favoritos claros
Os outros quatro confrontos das oitavas de final da Champions League tem um favorito claro antes da bola rolar, mas os duelos não deverão ser tranquilos para os times mais fortes. O instável time do Real Madrid vai medir forças com a Atalanta, quadrifinalista da temporada passada. No papel, os espanhóis são muito superiores. Mas todo cuidado é pouco com o jogo ofensivo e de posse de bola dos italianos.
Nenhum dos ingleses terá vida fácil nas oitavas de final. O Liverpool vai enfrentar o RB Leipzig, semifinalista em 2019/2020. Em uma temporada em que os Reds sofrem com contusões, principalmente na defesa, todo cuidado será necessário com os talentosos e rápidos atacantes do time alemão.
Já o Manchester City, na temporada mais fraca sob o comando de Pep Guardiola e longe da briga pelo título da Premier League, deve priorizar a Champions. O time é favorito contra o perigoso Borussia Mönchengladbach, que surpreendeu e ficou com a segunda vaga no grupo que tinha Real Madrid, Inter de Milão e Shakhtar Donetsk.
Fechando os confrontos, a Juventus não demonstra a força das temporadas anteriores, quando dominou o cenário local, e ocupa apenas a quarta colocação do Campeonato Italiano. Ainda assim, é favorita nas oitavas de final diante do Porto.
Todos os duelos:
Lazio (ITA) x Bayern de Munique (ALE)
Atalanta (ITA) x Real Madrid (ESP)
Borussia Mönchengladbach (ALE) x Manchester City (ING)
RB Leipzig (ALE) x Liverpool (ING)
Atlético de Madrid (ESP) x Chelsea (ING)
Sevilla (ESP) x Borussia Dortmund (ALE)
Porto (POR) x Juventus (ITA)
Barcelona (ESP) x Paris Saint-Germain (FRA)
Comentários