A próxima edição da UEFA Champions League já está desenhada. Os grupos foram definidos em sorteio realizado na última quinta-feira (01), em Genebra, na Suíça. O principal resultado do sorteio foi o encontro logo de cara entre os dois principais jogadores de futebol da atualidade: Messi e Cristiano Ronaldo, já que Barcelona e Juventus ficaram no Grupo G.
Outro grupo que parece ser interessante é o B, que conta com Liverpool, Ajax e Atalanta. Os três times jogam de maneira ofensiva e as partidas prometem muitos gols. Os jogos da fase de grupos começam nos dias 20 e 21 de outubro. Confira o que esperar de todos os grupos:
Grupo A – Bayern de Munique (ALE), Atlético de Madrid (ESP), Red Bull Salzburg (AUS), Lokomotiv Moscou (RUS)
Atual campeão, o Bayern chega como franco favorito para atropelar os adversários e avançar sem dificuldades ao mata-mata. Já o Atlético de Madrid, com o reforço de Luis Suárez, não deve ter dificuldades para ser o segundo colocado. O Red Bull Salzburg chegou a incomodou o Liverpool na temporada passada, mas sem Minamino e Haland o objetivo deve ser se garantir na Europa League.
Grupo B – Real Madrid (ESP), Shakhtar Donetsk (UCR), Inter de Milão (ITA), Borussia Monchengladbach (ALE)
Maior campeão da história da competição (13 títulos), os merengues pegaram um grupo que, na teoria, é tranquilo para a classificação é dará possibilidades para Zidane encontrar a melhor formação e ajustar o jogo coletivo do time. A segunda força é a Inter de Milão. Vice-campeã italiana e da Europa League, a equipe dirigida por Antonio Conte tem seu maior diferencial na dupla de ataque formada por Lautaro MartÍnez e Lukaku. Já a briga por Europa League promete ser forte entre Shakhtar e o Monchengladbach.
Grupo C – Porto (POR), Manchester City (ING), Olympiacos (GRE), Olympique de Marselha (FRA).
Na teoria, Guardiola pegou o “grupo dos sonhos”. Seu Manchester City vem oscilando desde a temporada passada. Eliminado da Champions pelo Lyon e longe do Liverpool na briga pelo título inglês, a atual Premier League começou com uma humilhante goleada de 5 a 2 para o Leicester. Sem adversários “pesados” na fase de grupos, será a chance de fazer os ajustes defensivos e entrosar os novos zagueiros Aké e Rúben Dias em busca do reencontro com o caminho das vitórias. O Porto surge como a segunda força do grupo mas é bom ficar de olho no Olympiakos, do brasileiro Rafinha, que eliminou o Arsenal da Europa League na temporada passada e pode sim sonhar com as oitavas de final.
Grupo D – Liverpool ING), Ajax (HOL), Atalanta (ITA), Midtjylland (DIN)
Em termos de qualidade de jogo, o Grupo D pinta como o mais interessante. Campeão da Champions a duas temporadas e atual campeão inglês, o Liverpool é um time maduro e que ganha ainda mais qualidade com a chegada de Thiago Alcântara. Tem o favoritismo absoluto para ser o líder da chave. Ajax e Atalanta, por sua vez, são times que não têm grandes craques, mas apostam em uma filosofia do jogo bem jogado e ofensivo. Os holandeses foram semifinalistas há duas temporadas e os italianos quadrifinalistas na última. A briga pela segunda vaga deve ser forte entre os dois.
Grupo E – Sevilla (ESP), Chelsea (ING), Krasnodar (RUS), Rennes (FRA)
Assim como o Manchester City, o Chelsea foi outro inglês que deu sorte no sorteio. Com dois adversários de menor tradição e, na teoria, mais fáceis de enfrentar, vai poder encontrar a melhor formação e entrosar o time após uma janela de transferências que trouxe várias novidades, como Timo Werner, Havertz e Thiago Silva. Atual campeão e maior vencedor da Europa League, o bom time do Sevilla surge como a segunda força e deve avançar na Champions League dessa vez. Não será surpresa, inclusive, se ficar a frente do Chelsea ao final da fase de grupos. Já entre os outros o Rennes há alguns anos é um clube emergente na França. Foi vice-campeão da Copa da França e faz sua primeira participação na fase de grupos da Champions. Deve ficar com a vaga na Europa League.
Grupo F – Zenit (RUS), Borussia Dortmund (ALE), Lazio (ITA), Brugge (BEL)
Não é raro a Liga dos Campeões ter um grupo sem as grandes forças do futebol europeu e que todos os times podem sonhar em avançar às oitavas de final. Dos quatro, o favorito é o Borussia Dortmund, campeão em 1997 e que conta com o talento e o alto aproveitamento de gols de Haland para definir as partidas. Das outras equipes, a que surge com boas possibilidades para a segunda vaga é a Lazio, que chegou a sonhar com o título italiano na temporada passada e aposta que o atacante Immobile mantenha a grande fase, quando foi o artilheiro do Italiano (36 gols).
Grupo G – Juventus (ITA), Barcelona (ESP), Dynamo de Kiev (UCR), Ferencvaros (HUN)
O grande momento da primeira fase da Champions está reservado para esse grupo. O duelo entre os dois principais jogadores da última década: Messi e Cristiano Ronaldo. A carreira de ambos se encaminha para o fim e esses duelos serão cada vez mais raros. Será especial. Em questão de classificação, Barcelona e Juventus não devem ter dificuldades de avançar ao mata-mata e precisam utilizar os jogos da fase de grupos para dar padrão tático às suas equipes visando a etapa mais competitiva do torneio.
Grupo H – Paris Saint-Germain (FRA), Manchester United (ING), RB Leipzig (ALE), Istanbul Basaksehir (TUR)
Grupo dos reencontros para o PSG. O Manchester United eliminou os franceses nas oitavas de final em 18-19 e o PSG tirou o Leipzig nas semifinais em 19-20. Mais pronto e consistente, o time de Neymar deve ser o líder da chave. A briga pela segunda vaga deve ser acirrada entre Manchester United, com elenco melhor mas que ainda oscila dentro dos jogos, e o emergente RB Leipzig.
[…] Em busca da orelhuda […]