Neste final de semana, a Fórmula Indy realizou mais uma etapa da temporada 2023. Desta vez, a corrida foi em rodada dupla no circuito oval de Iowa. Ainda que as corridas foram bem disputadas, Josef Newgarden venceu ambas. Porém Álex Palou soube diminuir o prejuízo a caminho do título. Confira na análise.
Josef Newgarden
Certamente o melhor piloto do final de semana. Afinal, o americano liderou 341 das 500 voltas disputadas no final de semana, “varrendo” a rodada dupla, algo que não acontecia desde 2017 com Graham Rahal em Detroit. Como resultado, o piloto da Penske se coloca na briga pelo campeonato contra Palou. E ainda por cima, manteve o 100% em ovais no ano de 2023.
Análise primeira corrida
Por se tratar da primeira corrida do final de semana, os pilotos foram mais contidos, tanto que a corrida teve apenas uma bandeira amarela. Ainda assim, ela teve bons destaques. Um caso foi Marcus Ericsson, da Ganassi. O sueco largou em 10º, mas foi ganhando espaço com ultrapassagens até chegar em quarto. Outro caso foi o de Kyle Kirkwood, da Andretti, que saiu de 18º para sétimo, mostrando que está se adaptando à Indy.
Também deve-se destacar a McLaren. Pato O’Ward parece estar voltando no ritmo certo, conseguindo um terceiro lugar e voltando ao pódio. E Alexander Rossi, com uma boa estratégia e com o carro bem acertado ,saiu de 20º para 10º.
Análise segunda corrida
A segunda corrida foi melhor e mais disputada que a primeira, já que os pilotos não tinham mais medo de arriscar ultrapassagens. Por causa disto, as bandeiras amarelas apareceram mais. O maior destaque da prova foi Felix Rosenqvist, que largou em 16º, porém com uma estratégia certeira da McLaren chegou a andar em segundo e ameaçar Newgarden. Mesmo que tenha ficado fora do pódio, um ótimo resultado para o sueco
Mas quem saiu sorridente foi Álex Palou. O piloto da Ganassi largou em 12º e passou longe da vitória. Contudo, o espanhol mostrou habilidade e conseguiu diminuir o prejuízo de pontos com um terceiro lugar. Ou seja, um passo importante em direção ao título.
Visto as dificuldades e erros que andam acometendo a equipe, os pilotos da Andretti até que fizeram boa corridas. Kyle Kirkwood e Romain Grosjean largaram em, respectivamente, em 17º e 20º. Mas ambos os pilotos foram evitando confusões e, ao nível Andretti, tiveram bons trabalhos nos boxes, terminando em 11º e 12º.
Campeonato
Após a rodada dupla, Álex Palou lidera com 477 pontos contra 397 de Josef Newgarden. E mais uma vez, a briga pelo título ficará entre Penske e Chip Ganassi. Scott Dixon, terceiro colocado, tem 357, sendo regular, mas sem vencer, o título fica difícil. Marcus Ericsson é o quarto, com 330, uma a mais do que Scott McLaughlin e Pato O’Ward, mas McLaughlin fica à frente pro ter uma vitória.
Daqui a duas semanas, a Indy correrá no dia 6 de agosto, nas ruas de Nashville.
LEIA MAIS
Comentários