A fase de mata-mata da Libertadores está desenhada. Em sorteio realizado nesta sexta-feira (23) foram definidos todos os oito confrontos de oitavas de final e também o chaveamento até a decisão da principal competição de clubes da América do Sul, que será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, em 2021.
O sorteio deixou, pelo menos na teoria, duas divisões bem claras de forças nas chaves: o lado esquerdo é composto por times de tradição e que já foram campeões da competição, com exceção do Guaraní, do Paraguai, e deve reservar os duelos mais equilibrados e difíceis até a final. Já o lado direito tem como principais forças os campeões Palmeiras e River Plate. favoritos, na teoria, para se enfrentarem nas semifinais.
Palmeiras segue com caminho mais fácil
Depois de um grupo tecnicamente mais fraco na fase de grupos, onde jogou com Bolívar (BOL), Tigre (ARG) e Guaraní (PAR) e foi a equipe de melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras terá pela frente os equatorianos do Delfín, que estream em oitavas de final. Se avançar, o Verdão encara Jorge Wilstermann (BOL) ou o Libertad (PAR) nas quartas.
Pelo elenco que tem e os adversários de menor tradição, não será surpresa se o Verdão avançar às semifinais, etapa na qual poderá encontrar o atual vice-campeão River Plate (ARG), que enfrenta outro brasileiro, o Athletico Paranaense. O Furacão vive um momento de crise e ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Para um clube que precisa encontrar um caminho, o adversário foi o pior possível.
Os times que completam o lado direito da chave e se enfrentam são o Nacional, do Uruguai, e a sensação Independiente del Valle, do Equador. Quem avançar enfrenta River Plate ou Athletico nas quartas de final.
Caminho duro na busca pelo bi
No lado esquerdo da chave, o atual campeão da América, o Flamengo, não terá caminho fácil na busca pelo bicampeonato da Libertadores. O adversário das oitavas de final é o Racing, um dos cinco maiores clubes da Argentina e que era uma das grandes forças entre os segundos colocados da primeira fase. O time carioca ainda poderá reencontrar Internacional nas quartas e Grêmio nas semifinais, como ocorreu no título de 2019.
O time de Eduardo Coudet encara o Boca Juniors (ARG) nas quartas de final. Apesar de liderar o Brasileirão, o Inter ainda oscila bastante e fez uma primeira fase de altos e baixos. O resultado do sorteio foi dos piores, colocando o Colorado frente ao atual campeão argentino e hexacampeão do torneio.
Já o rival Grêmio se deu bem no sorteio e vai enfrentar o Guaraní, segundo colocado do grupo do Palmeiras. Será a chance para Renato Gaúcho melhorar o futebol do time, que está bem abaixo dos outros anos em 2020.
Por fim, o Santos, que se reencontrou na temporada sob o comando do técnico Cuca, vai subir o mapa para enfrentar a LDU na altitude de Quito, no Equador, em um confronto que parece ter igualdade de forças. Se avançar, o Peixe pode fazer um duelo brasileiro com o Grêmio nas quartas de final.
Jogos das oitavas de final:
Guaraní (PAR) x Grêmio
Independiente del Valle (EQU) x Nacional (URU)
Delfín (EQU) x Palmeiras
Internacional x Boca Juniors (ARG)
Racing (ARG) x Flamengo
Libertad (PAR) x Jorge Wilstermann (BOL)
Athletico Paranaense x River Plate (ARG)
LDU (EQU) x Santos
Comentários