Palmeiras, do técnico Vanderlei Luxemburgo, deve boas atuações no Campeonato Brasileiro. Foto: Cesar Greco

O torcedor palmeirense que acompanha as partidas do time no Campeonato Brasileiro parece estar assistindo ao filme “Feitiço do Tempo”, comédia de 1993 na qual o protagonista vivido por Bill Murray revive várias vezes o “dia da marmota”. O “dia da marmota” palmeirense são os jogos protagonizados pela equipe de Vanderlei Luxemburgo: o time na maioria das vezes começa mal as partidas, o treinador mexe, o rendimento melhora mas, ao final, o resultado final é de empate.

Em dez partidas jogadas até aqui (o jogo com o Vasco foi adiado devido à final do Paulistão), o Palmeiras somou quatro vitórias e seis empates. Das quatro realizadas em casa, empatou os três no Allianz Parque, campo da equipe, e venceu o Santos no Morumbi.

Os confrontos envolvendo o Palmeiras costumam ser os piores tecnicamente do Campeonato Brasileiro. Sem jogadas trabalhadas e apostando muito em ligação direta, quase todos os primeiros tempos são marcados pela monotonia e as poucas chances claras de gols.

No segundos tempos, se valendo do ótimo elenco e da possibilidade momentânea de fazer cinco alterações, o time cresce de produção. Foi assim, por exemplo, contra Bahia, Sport, Bragantino e Grêmio. Entretanto, por Vanderlei Luxemburgo adotar uma postura mais cautelosa após estar vencendo as partidas e também falhas graves do sistema defensivo, o Palmeiras entrega os pontos. Weverton engoliu um frango contra o Bahia. Na Arena do Grêmio, a defesa não cortou o cruzamento e Ferreira, de 1,75m, fez um gol de cabeça. Além disso, o time permitiu igualdades a Sport e Goiás depois de estar vencendo as partidas.

Deixando de ganhar três pontos em várias partidas, o Palmeiras “não sai do lugar”no Brasileirão. Após a décima primeira rodada o time ocupa o quarto lugar na tabela, com 18 pontos, a três do líder Atlético Mineiro. Se não tivesse tropeçado tanto seria líder isolado. Ainda mais em um campeonato que não tem um favorito destacado. O Flamengo ainda tenta encontrar seu caminho após a troca de técnico. O Atlético Mineiro se ajusta nas mãos de Jorge Sampaoli. Já o Internacional parece ter um elenco curto para brigar por Campeonato Brasileiro e Libertadores.

Vanderlei Luxemburgo tem crédito com a diretoria alviverde por ter sido campeão paulista e o Verdão é o único invicto do Brasileirão, mas a sequência de empates e as atuações ruins fazem com que a torcida pressione e muitos questionem se o veterano técnico é realmente o nome certo para comandar o time. Uma discussão entre resultado e desempenho que, felizmente, cresce cada vez. Para o bem do futebol praticado no Brasil.

Noroeste volta a campo

Anterior

Opinião: todo atleta tem direito de se manifestar. Para um lado ou para o outro

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasilerão