A 16ª e penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula Indy aconteceu neste fim de semana, em Portland, Oregon. Ainda falta mais uma corrida, contudo, o título está decidido. Álex Palou foi campeão da Indy pela segunda vez em três anos de Chip Ganassi e quatro na categoria. Confira na análise
Anáslise
Precisando estar no pódio para ser campeão, Palou largou em quinto e assumiu o terceiro lugar ainda na primeira volta. Então, o espanhol se manteve entre os três primeiros a maior parte da corrida, Assumindo uma estratégia diferente, assumiu a ponta na volta 29 e liderou 69 das 110 voltas da corrida, lhe garantindo a vitória e o bicampeonato com uma corrida de antecipação.
Assim como Palou, outros pilotos avançaram por causa da estratégia, como Felix Rosenqvist. O sueco, que ainda busca continuar a vaga na McLaren para o ano que vem, saiu de 11º e entrou nos boxes na hora certa, fazendo-o saltar para o segundo lugar e garantindo o posto até o final.
Outros pilotos que se beneficiaram da estratégia foram Josef Newgarden (12º para quinto); Rinus VeeKay (13º para sexto); e Kyle Kirkwood (16ºpara décimo). No entanto, ninguém deu um salto tão grande quando David Malukas, que largou em 23º e aproveitou a bandeira amarela no início para fazer um reabastecimento rápido. Então, o piloto levou sua Dale Coyne para o oitavo lugar após conseguir até mesmo liderar por três voltas.
Por outro lado, os três pilotos que largaram nas três primeiras posições decepcionaram bastante. O pole, Graham Rahal, liderou as primeiras 21 voltas, mas despencou de rendimento após o primeiro pit-stop e terminou a corrida num decepcionante 12º lugar. Colton Herta, terceiro no grid de largada, chegou até mesmo a rodar antes de terminar em 13º. Scott McLaughlin largou em segundo e também despencou, mas diminuiu o prejuízo terminando em nono.
Scott Dixon fez o possível para levar a disputa até Laguna Seca. Largou em quarto e terminou em terceiro, mas não foi o suficiente. Hélio Castroneves largou em 21º e terminou em 14º.
Campeonato
Álex Palou atingiu o título com 618 pontos. O espanhol foi o primeiro campeão por antecipação desde a reunificação IRL/Champ Car no início de 2008. Da mesma forma, Scott Dixon garantiu o vice com 527. Então, a briga é pelo terceiro lugar, que no momento é de Josef Newgarden, com 470. Pato O’Ward (quarto em Portland) está em quarto, com 9 pontos a menos. Scott McLaughlin é o quinto, com 448.
A última corrida da temporada acontecerá no tradicional circuito de Laguna Seca, no dia 10 de setembro.
LEIA MAIS
Indy: oval de Gateway tem outro “nó tático” de Dixon, que mantém sonho
Comentários