Com certeza, a cidade de Curitiba é uma é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Afinal, a cidade é cheia de parques como o Tingui e o Jardim Botânico; e museus como o Oscar Niemayer. Contudo, não é apenas de parques e e museus que o turismo da capital do Paraná vive.
Para quem gosta de futebol, a cidade também tem pontos turísticos. E um deles é a Arena da Baixada, o Estádio do Athletico Paranaense.
O estádio
A Arena da Baixada, oficialmente Estádio Joaquim Américo Guimarães, se localiza no bairro da Água Verde, um dos mais nobres de Curitiba. Foi inaugurado em 6 de setembro de 1914, ou seja, antes mesmo do time do Athletico existir ( o clube foi fundado em 1924). Na verdade, o estádio foi construído para o Internacional Foot-ball Club, que ganhou o Campeonato Paranaense em 1915 e mais tarde se uniu com o América Foot-ball Club para formar o Athletico.
Ao longo dos tempos, o estádio passou por várias reformas. A mais importante delas para a Copa de 2014, no qual instalou-se o teto retrátil.
O tour
O tour pela Arena da Baixada segue os padrões de um tour por estádios: vestiários, arquibancadas, camarotes, e finalizando com visita ao gramado, com a opção de compras na loja do time. Contudo, dois momentos se destacam. O primeiro é quando o guia mostra como funciona o teto retrátil. Para isso, usa-se uma maquete do local.
O outro, mais emocionante para os fãs do Atlhetico, é o hall onde estão os principais títulos do time: as duas Copas Sul-Americanas, o Campeonato Brasileiro de 2001 e a Copa do Brasil de 2019.
Em conclusão, mesmo que você seja um experiente em estádios, vale a pena visitar a Arena da Baixada.
Como chegar
A entrada da Arena da Baixada fica na Rua Buenos Aires, em frente à Praça Afonso Botelho. As visitas ocorrem de terça a domingo (exceto em dias de jogos). Para mais informações, confira no site.
LEIA MAIS
Podcast 27 – Copa do Mundo do Catar
Comentários