Sem categoria

Verstappen campeão e McLaren em pódio duplo. Análise do Gp do Qatar

0
Verstappen
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

A 17ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 aconteceu no circuito de Lusail, no Qatar. E foi nesta corrida que aconteceu o que muitos esperavam: Max Verstappen foi campeão da categoria máxima do automobilismo pela terceira vez. E ainda por cima, conquistou o título no sábado, na corrida sprint. No entanto, outra equipe chamou a atenção no final de semana: a McLaren. Confira na análise.

Análise corrida sprint

Surpreendentemente, a McLaren largou com seus dois carros na primeira fil na corrida sprint (que teria 19 voltas), com Oscar Piastri em primeiro e Lando Norris em segundo. Em terceiro lugar estava Max Verstappen, que podia ser campeão já no sábado.

Na largada, Piastri manteve a ponta. enquanto que Lando Norris e Max Verstappen (que largou de maneira cautelosa) perderam posições. George Russel ultrapassou Piastri na volta 3 e liderou até a volta 11, quando o australiano o passou de volta. Contudo, na mesma volta, Sergio Pérez se envolveu num acidente com Esteban Ocon e Nico Hülkenberg e ficou fora da corrida sprint, o que garantiu o título para Verstappen.

Sem precisar fazer mais nada para ser campeão, o holandês foi controlando nas voltas finais, fazendo ultrapassagens de maneira prudente e terminando em segundo, atrás de Oscar Piastri. Lando Norris também se recuperou e terminou em terceiro, enquanto que Russell foi o quarto.

Análise corrida domingo

Já campeão, Verstappen largou na frente e, como vem fazendo na temporada, dominou a corrida, saindo da liderança por uma volta quando foi aos boxes (Alexander Albon foi o que sentiu este gostinho de liderar), e venceu fácil.

O destaque, então, inicialmente parecia que ia ser da equipe Mercedes, com Russel largando em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. Porém, na largada, ambos os pilotos se acidentaram quando Hamilton atacou de maneira mais agressiva, causando um acidente e forçando o seu abandono já na primeira curva. Russell, por outro lado, ficou na corrida, mas teve que mudar a estratégia e fazer uma prova de recuperação. Ao final, o piloto conseguiu um quarto lugar, marcando pontos importantes, mas fora do pódio.

Então a McLaren entrou e cena, no qual os pilotos tiveram que largar mais atrás porque seus tempos no treino classificatórios foram deletados (Piastri largou em sexto; e Norris, em décimo). Piastri aproveitou a confusão para assumir a segunda posição e, com exceção do tempo nos boxes, não saiu desta posição até o final, garantindo o segundo pódio seguido do australiano. Já Norris usou da estratégia e da força do carro para conseguir o terceiro lugar.

Outra equipe a se destacar é a Alfa Romeo. Valtteri Bottas largou em nono e conseguiu permanecer na zona de pontos terminando em oitavo. No entanto, a maior surpresa foi Zhou Guanyu. O chinês largou em 19º, mas com uma estratégia certeira, terminou em nono, garantindo mais pontos importantes para a sua equipe.

Campeonato de pilotos e construtores

Max Verstappen comemorou o título com 433 pontos. Seu companheiro de equipe Serio Pérez (décimo no Qatar) tem 224, 30 a mais do que Lewis Hamilton, terceiro colocado. O inglês ainda sonha com o segundo lugar no campeonato. Em quarto lugar está Fernando Alonso (sexto no Qatar), que tenta fazer o possível com a decadente Aston Martin. O espanhol soma 183 pontos, 30 a mais do que Carlos Sainz (que não correu no Qatar por causa de um problema no tanque de combustível).

Dentre os construtores, a Red Bull atingiu 657 pontos. Então, a briga é pelo segundo lugar, entre a Mercedes, que tem 326; e a Ferrari, que soma 298. A Aston Martin parece não ter forças para segurar a McLaren, que se aproximou rapidamente. A equipe de Alonso soma 230 pontos contra 219 da escuderia de Norris e Piastri.

Após uma sequência de três corridas pela Ásia, a Fòrmula 1 fará um tour pela América, começando no dia 22 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, em Austin, Texas.

LEIA MAIS

Verstappen quase campeão McLaren no pódio. Análise do GP do Japão

Verstappen quase campeão McLaren no pódio. Análise do GP do Japão

Anterior

Verstappen sua para vencer em Austin. Análise do GP dos Estados Unidos

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *