A 17ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 aconteceu no circuito de Lusail, no Qatar. E foi nesta corrida que aconteceu o que muitos esperavam: Max Verstappen foi campeão da categoria máxima do automobilismo pela terceira vez. E ainda por cima, conquistou o título no sábado, na corrida sprint. No entanto, outra equipe chamou a atenção no final de semana: a McLaren. Confira na análise.
Análise corrida sprint
Surpreendentemente, a McLaren largou com seus dois carros na primeira fil na corrida sprint (que teria 19 voltas), com Oscar Piastri em primeiro e Lando Norris em segundo. Em terceiro lugar estava Max Verstappen, que podia ser campeão já no sábado.
Na largada, Piastri manteve a ponta. enquanto que Lando Norris e Max Verstappen (que largou de maneira cautelosa) perderam posições. George Russel ultrapassou Piastri na volta 3 e liderou até a volta 11, quando o australiano o passou de volta. Contudo, na mesma volta, Sergio Pérez se envolveu num acidente com Esteban Ocon e Nico Hülkenberg e ficou fora da corrida sprint, o que garantiu o título para Verstappen.
Sem precisar fazer mais nada para ser campeão, o holandês foi controlando nas voltas finais, fazendo ultrapassagens de maneira prudente e terminando em segundo, atrás de Oscar Piastri. Lando Norris também se recuperou e terminou em terceiro, enquanto que Russell foi o quarto.
Análise corrida domingo
Já campeão, Verstappen largou na frente e, como vem fazendo na temporada, dominou a corrida, saindo da liderança por uma volta quando foi aos boxes (Alexander Albon foi o que sentiu este gostinho de liderar), e venceu fácil.
O destaque, então, inicialmente parecia que ia ser da equipe Mercedes, com Russel largando em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. Porém, na largada, ambos os pilotos se acidentaram quando Hamilton atacou de maneira mais agressiva, causando um acidente e forçando o seu abandono já na primeira curva. Russell, por outro lado, ficou na corrida, mas teve que mudar a estratégia e fazer uma prova de recuperação. Ao final, o piloto conseguiu um quarto lugar, marcando pontos importantes, mas fora do pódio.
Então a McLaren entrou e cena, no qual os pilotos tiveram que largar mais atrás porque seus tempos no treino classificatórios foram deletados (Piastri largou em sexto; e Norris, em décimo). Piastri aproveitou a confusão para assumir a segunda posição e, com exceção do tempo nos boxes, não saiu desta posição até o final, garantindo o segundo pódio seguido do australiano. Já Norris usou da estratégia e da força do carro para conseguir o terceiro lugar.
Outra equipe a se destacar é a Alfa Romeo. Valtteri Bottas largou em nono e conseguiu permanecer na zona de pontos terminando em oitavo. No entanto, a maior surpresa foi Zhou Guanyu. O chinês largou em 19º, mas com uma estratégia certeira, terminou em nono, garantindo mais pontos importantes para a sua equipe.
Campeonato de pilotos e construtores
Max Verstappen comemorou o título com 433 pontos. Seu companheiro de equipe Serio Pérez (décimo no Qatar) tem 224, 30 a mais do que Lewis Hamilton, terceiro colocado. O inglês ainda sonha com o segundo lugar no campeonato. Em quarto lugar está Fernando Alonso (sexto no Qatar), que tenta fazer o possível com a decadente Aston Martin. O espanhol soma 183 pontos, 30 a mais do que Carlos Sainz (que não correu no Qatar por causa de um problema no tanque de combustível).
Dentre os construtores, a Red Bull atingiu 657 pontos. Então, a briga é pelo segundo lugar, entre a Mercedes, que tem 326; e a Ferrari, que soma 298. A Aston Martin parece não ter forças para segurar a McLaren, que se aproximou rapidamente. A equipe de Alonso soma 230 pontos contra 219 da escuderia de Norris e Piastri.
Após uma sequência de três corridas pela Ásia, a Fòrmula 1 fará um tour pela América, começando no dia 22 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, em Austin, Texas.
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