Depois dos campeonatos estaduais, do Brasileirão e da Copa do Brasil chegou a hora dos times brasileiros voltarem a campo para a competição continental: a Taça Libertadores da América retomou suas partidas na terça-feira (15/09) com a terceira rodada da fase de grupos e todos os cuidados que a nova realidade de um continente afetado pela pandemia de coronavírus exige: investimento em logística para que os clubes façam vôos fretados, testes para os jogadores e partidas com portões fechados.

Há ainda o temor de algumas equipes de virem jogar partidas no Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia no mundo. A situação atípica também causa reflexos nos mandos de campo. O Binacional, rival do São Paulo, não vai poder enfrentar River Plate e LDU nos 3800 metros da cidade de Juliaca, no Peru, porque o local terá que cumprir quarentena.

A seguir, o Universo Esporte faz uma análise de como os clubes brasileiros chegam para a retomada da Copa Libertadores da América:

Flamengo (grupo A) – atual campeão, o time carioca vive um momento de recomeço sob o comando do técnico catalão Domènec Torrent. Ainda na busca da melhor formação, o Rubro-Negro tem jogado com diferentes jogadores e em variados esquemas táticos, o que faz com que o time alterne bons e maus momentos durante as partidas. Everton Ribeiro tem sido o melhor jogador e Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta ainda precisam recuperar o nível que apresentaram no ano passado. Com duas vitórias em dois jogos, Flamengo e Independiente del Valle caminham a passos largos para a classificação e devem definir nos próximos confrontos a liderança do grupo 1.

Classificação antes da pausa: 1- Independiente del Valle (EQU) 6pts, 2 -Flamengo 6pts, 3 – Junior Barranquilla (COL) 0pts, 4- Barcelona de Guayaquil (EQU) 0pts.

Jogos na retomada: Del Valle x Flamengo, Barcelona x Flamengo, Flamengo x Del Valle, Flamengo x Junior.

Palmeiras (Grupo B) – campeão paulista, o time de Vanderlei Luxemburgo está invicto no Brasileirão, mas ainda oscila demais nas atuações e coleciona mais empates do que vitórias (5 contra 4). Um ponto que pode ser favorável ao Verdão é que como o grupo da Libertadores é fraco tecnicamente, o time não deve ter dificuldades para se classificar e poderá poupar titulares nos últimos jogos, dando atenção para o Brasileiro.

Classificação antes da pausa: 1-Palmeiras 6pts, 2- Guaraní (PAR) 3pts, 3- BolÍvar (BOL) 3pts, 4- Tigre (ARG) 0pts.

Jogos na retomada: Bolívar x Palmeiras, Guarani x Palmeiras, Palmeiras x Bolívar, Palmeiras x Tigre.

Athletico-PR (Grupo C) – dos brasileiros que disputam o torneio, é o que vive a pior fase. Depois de perder o técnico Tiago Nunes e seus principais jogadores do time campeão da Copa do Brasil, o Furacão ainda não se achou em 2020. Demitiu Dorival Júnior e faz campanha ruim no Campeonato Brasileiro, próximo à zona de rebaixamento. A situação na Libertadores também não é fácil: todos os quatro times tinham três pontos no grupo quando o futebol parou e são equipes cascudas, acostumadas com a competição. É bom abrir os olhos.

Classificação antes da pausa: 1- Jorge Wilstermann (BOL) 3pts, 2 – Athletico-PR 3pts, 3- Peñarol (URU) 3pts, 4- Colo Colo (CHI) 3pts.

Jogos na retomada: Jorge Wilstermann x Athletico-PR, Athletico-PR x Colo Colo, Athletico-PR x Jorge Wilstermann, Peñarol x Athletico-PR.

São Paulo (Grupo D) – o grupo do Tricolor é um dos mais equilibrados da competição, no qual todos os times tinham três pontos após duas rodadas disputadas. Como perdeu para o Binacional, no Peru, o São Paulo provavelmente terá que conseguir um bom resultado contra o River Plate na Argentina para se classificar. Em campo, o maior desafio é que Fernando Diniz consiga dar equilíbrio defensivo ao time. O Tricolor marca, mas também sofre muitos gols.

Classificação antes da pausa: 1- River Plate (ARG) 3pts, 2- São Paulo 3pts, 3- LDU (EQU) 3pts, 4- Binacional (PER) 3pts.

Jogos na retomada: São Paulo x River Plate, LDU X São Paulo, River Plate x São Paulo, São Paulo x Binacional.

Internacional e Grêmio (Grupo E) – os rivais, que dividem a mesma chave na Libertadores, passam por momentos opostos. O Colorado lidera o Brasileirão e se firma cada vez mais como um dos candidatos ao título, embora tenha colecionado alguns tropeços. Já o Grêmio desde o início do ano não encontra seu melhor jogo. Thiago Neves chegou, já foi embora e Renato Gaúcho passa por seu momento mais difícil desde que é técnico do Grêmio, há quatro anos. O Imortal vem colecionando maus resultados e está na parte de baixo da tabela do nacional. Na competição continental, a dupla Gre-Nal caminha para a classificação. Renato vem tendo a política de priorizar os mata-matas e colocar reservas no Campeonato Brasileiro. Assim, deve dar atenção especial à Libertadores. Já o Internacional pode sofrer se precisar se dividir entre Brasileirão e Libertadores, já que o elenco não é tão numeroso quanto de outras equipes.

Classificação antes da pausa: 1- Internacional 4pts, 2 – Grêmio 4pts, 3- América de Cali (COL) 3pts, 4- Universidad Católica (CHI) 0 pts.

Jogos na retomada: Internacional x América de Cali, Universidad Católica x Grêmio, Internacional x Grêmio, Grêmio x Universidad Católica, América de Cali x Internacional, Grêmio x América de Cali, Universidad Católica x Internacional.

Santos (Grupo G) – após um Paulistão decepcionante, o Santos começou bem o Brasileirão sob o comando de Cuca e vem fazendo bons jogos, ainda que nem sempre vencendo as partidas. O grande trunfo do Peixe é Marinho, na melhor fase da carreira aos 30 anos. Como o elenco é curto para um campeonato de pontos corridos, a aposta da torcida para ganhar um título na temporada é nos torneios de mata-mata. Com duas vitórias em dois jogos antes da pausa, o Peixe é outro time que deve avançar sem dificuldades às oitavas de final da Libertadores.

Classificação antes da pausa: 1- Santos 6pts, 2- Olimpia (PAR) 4pts, 3- Delfín (EQU) 1pt, 4- Defensa y Justicia (ARG) 0pts.

Jogos na retomada: Santos x Olimpia, Delfín x Santos, Olimpia x Santos, Santos x Defensa y Justicia.

O que é o Universo Esporte

Anterior

SBT já passou esporte. Relembre

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Campeonatos