Depois do 2019 inesquecível, com conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o 2020 do Flamengo segue sendo bem diferente. Depois da eliminação na Copa do Brasil para o São Paulo, o Rubro-Negro deu adeus também à Libertadores na última quarta (1) após empatar por 1 a 1 com o Racing, no Maracanã, e perder a vaga nas quartas por 5 a 3 nos pênaltis.
Dois grandes pontos merecem ser analisados com maior relevância na eliminação do Flamengo. O primeiro é a falta de pontaria dos atacantes. O problema, que já se mostrou evidente no confronto contra o São Paulo, mais uma vez se fez presente.
Segundo as estatísticas do SofaScore, foram 19 chutes do Flamengo no jogo, Sendo que cinco foram no alvo. A principal chance de gol foi com Vitinho, que recebeu passe na entrada da área aos 44 minutos do primeiro tempo e tocou para fora na saída do goleiro Arias.
O segundo ponto a se questionar muito durante a partida foram as substituições do treinador Rogério Ceni. Quando o time teve Rodrigo Caio expulso e perdia por 1 a 0, ele tirou Arrascaeta e Éverton Ribeiro, principais meias de criação do time, e formou um trio de ataque com Vitinho, Pedro e Bruno Henrique.
Com o Racing fechado na defesa e vencendo por 1 a 0, o Rubro-Negro perdeu criatividade na armação das jogadas e partiu para jogadas aleatórias de cruzamento, o famoso “abafa”. O empate veio nos acréscimos, em cabeçada de Willian Arão após cobrança de escanteio.
Nos pênaltis, Arão foi de herói a vilão e perdeu sua cobrança, o que custou a eliminação do atual campeão. Fora da Copa do Brasil e da Libertadores, resta ao Flamengo buscar o bicampeonato brasileiro.
Dentro de campo, será a chance de Rogério Ceni ter semanas livres para trabalhar, recuperar jogadores e recolocar nos eixos um time que não foi nem sombra do de 2019 em nenhum momento nessa temporada. Fora de campo, as duas eliminações em competições de mata-mata trazem um prejuízo financeiro absurdo em um ano atípico de pandemia, Além de esquentar ainda mais os bastidores do clube, formado por pessoas de diferentes chapas políticas e que têm divergências entre si.
Comentários