A Fórmula 1 tem um novo líder. Assim que a tenista Serena Williams agitou a bandeira quadriculada, Max Verstappen não comemorou apenas a vitória. Agora, ele é o líder do campeonato. Todavia, não foi apenas o holandês que saiu feliz com o resultado nas ruas do principado. Confira na análise.
Análise da corrida
Por parte de Verstappen, o fim de semana foi perfeito. Largando na pole graças à punição que Charles Leclerc sofreu, o piloto da Red Bull manteve a ponta na primeira curva e liderou por quase toda a corrida (saindo dela apenas quando entrou nos boxes). E ainda por cima, assumiu a ponta do campeonato graças a corrida ruim da Mercedes, no qual falaremos daqui a pouco.
Assim como a Red Bull, a Ferrari também comemorou. Carlos Sainz superou a decepção da equipe por causa de Leclerc e fez uma corrida firme para finalizar em segundo lugar, garantindo um pódio para a equipe. E de maneira idêntica, a McLaren comemorou o terceiro lugar de Lando Norris, conquistado após uma estratégia perfeita.
Entretanto, quem levou a votação de melhor piloto do dia feita pela categoria não foi ninguém do pódio, mas sim Sebastian Vettel. Largando em oitavo, o alemão da Aston Martin usou da estratégia para superar o traçado estreito da pista e terminou num excelente quarto lugar (melhor resultado da equipe no ano).
Por outro lado, a Mercedes teve um dia para esquecer. O multicampeão Lewis Hamilton largou apenas em sexto. E ainda por cima, foi prejudicado pela estratégia errada da equipe, e terminou em sétimo. E Valtteri Bottas não teve uma corrida melhor. O finlandês até largou bem, mas um problema no pit-stop forçou o abandono.
Campeonato de pilotos de construtores
Com a vitória e o mal resultado do rival, Max Verstappen agora é o líder do campeonato. São 105 pontos contra 101 de Hamilton. Lando Norris voltou a ser o terceiro lugar, com 56 pontos contra 47 de Valtteri Bottas. Em quinto lugar aparece Sergio Pérez, com 44 pontos.
A Red Bull também lidera o campeonato de construtores. São 149 pontos contra 148 da Mercedes. Em terceiro lugar vem a McLaren com 80 pontos, dois a mais do que a Ferrari.
A próxima corrida será em outra pista de rua. Desta vez, no Azerbaijão, em 6 de junho.
LEIA MAIS
Hamilton vs Verstappen marca sonolento GP da Espanha de Fórmula 1
Comentários