Acabou. Depois de 21 corridas e dez meses, o mundo do automobilismo conheceu o campeão da temporada 2021 da Fórmula 1. Entretanto, até a última volta não dava para saber quem seria o campeão. Afinal, a corrida final, disputada em Abu Dhabi (Emirados Árabes), foi emocionante. E por fim, coroou Max Verstappen como o novo campeão mundial de Fórmula 1. Confira na análise.
Análise da briga pelo título
A Red Bull tentou algo ousado: em vez de largar com pneus médios, o pole Verstappen usou os macios. Por outro lado, a Mercedes optou pelos médios para Hamilton. A estratégia da equipe austríaca era o holandês acelerar na frente antes da parada nos boxes, enquanto que a Mercedes ficaria mais tempo na pista.
Contudo, Hamilton largou melhor, quebrando a estratégia de Verstappen. Como o holandês não conseguiu voltar à primeira colocação, entrou nos boxes para trocar os pneus na volta 12; o inglês parou na volta seguinte, impedindo tentativa de ultrapassagem nos pit-stops. A partir aí, Hamilton dominou a prova, sendo ameaçado pelo rival apenas quando o companheiro de Verstappen, Sergio Pérez, atrapalhou ao máximo a vida do piloto da Mercedes. Mas Hamilton voltou a disparar na frente depois disso.
Quando Antonio Giovinazzi parou o carro, forçando o Safety-Car virtual, Verstappen entrou nos boxes para colocar pneus novos e tentar uma aproximação. A Mercedes, por outro lado, manteve Hamilton na pista. O holandês até diminuiu a desvantagem, mas ainda ficou preso a 11 segundos atrás de Hamilton faltando poucas voltas para acabar.
Porém, os deuses do automobilismo queriam emoção até o final. Nicholas Latifi bateu faltando poucas voltas, forçando o Safety Car real vir à pista. E novamente, Verstappen foi aos boxes e Hamilton ficou na pista. Sò que, desta vez, os pneus do holandês eram macios.
Na última volta, teve a relargada. E antes mesmo de chagar na maior reta do circuito, Verstappen atacou, passou Hamilton e se protegeu dos contra-ataques até a volta final que o consagrou campeão.
Análise outros pilotos
Mesmo que o duelo entre Verstappen e Hamilton tenha tomado todos os holofotes, outros competidores também fizeram corridas boas. Carlos Sainz foi um deles. O piloto da Ferrari conseguiu um terceiro lugar e o quarto pódio na temporada, além de ficar à frente do companheiro de equipe Charles Leclerc no campeonato.
Os pilotos da Alpha Tauri fizeram corridas discretas, mas tiveram excelentes resultados. Yuki Tsunoda aproveitou-se das confusões no fim da prova e conseguiu um excelente quatro lugar; o melhor resultado do japonês na temporada. Já Pierre Gasly, companheiro de Tsunoda, foi o quinto.
Contudo, o eleito Piloto do Dia não foi Verstappen, nem Hamilton, nem Sainz. O piloto eleito pelos fãs foi Kimi Räikkönen, que abandonou a prova. Mas esta foi a última corrida do finlandês na Fórmula 1, já que ele irá se aposentar. A votação foi uma homenagem dos fãs ao piloto.
Campeonato de pilotos e construtores
Antes de mais nada, vale destacar que, mesmo com todas as especulações, a disputa pelo título foi limpa. sem acidentes ou grandes polêmicas. Dito isto, a pontuação final foi de 395.5 pontos para Verstappen e 387.5 para Hamilton. Em terceiro lugar ficou Valtteri Bottas (226) e Sergio Pérez foi o quarto (190). Com exceção dos pilotos da Haas e de Robert Kubica (que correu duas provas substituindo Räikkönen), todos marcaram pontos.
Entre os construtores, a Mercedes foi a campeã pela oitava vez seguida. Sâo 613.5 pontos contra 585.5 da Red Bull. A Ferrari foi a terceira, com 323.5, e a McLaren foi a quarta, com 275. Mesmo com os bons resultados de hoje, a Alpha Tauri ficou em sexto, com 142; enquanto eu a Alpine foi a quinta, com 155.
Com isto, a temporada de 2021 acabou. Agora, os motores só voltarão a roncar em 2022. Mais precisamente, no dia 20 de março. com o GP da Austrália.
LEIA MAIS
Hamilton x Verstappen e confusão. Análise da corrida em terras sauditas
Comentários