Automobilismo

Indy: Road America tem redenção e candidatos ao título abandonando

0
Indy
Twitter oficial da Penske

A oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula Indy, disputada no tradicional circuito misto de Road America, foi, certamente, cheia de emoções. E acima de tudo, teve um fantasma exorcizado. Ao mesmo tempo, pilotos candidatos ao título tiveram problemas, embolando ainda mais a briga pelo caneco. Confira na analise.

Análise

No ano passado, Josef Newgarden dominou a corrida em Road America mas teve problemas no carro nas voltas finais. Por isso, o piloto provavelmente chegou ao circuito receoso. Contudo, o americano da Penske esqueceu o fiasco do ano passado. Largou em segundo, assumiu a liderança no primeiro pit-stop e soube se defender dos ataques de Alexander Rossi para vencer pela terceira vez na temporada.

Por outro lado, quem saiu da pista decepcionado foi o próprio Alexander Rossi. Afinal, o americano da Andretti largou na pole e esperava acabar com o jejum de três anos sem vitórias. E mesmo que tenha perdido a liderança para Newgarden, brigava pela vitória. No entanto, na ´última relargada, acabou não só perdendo a chance de atacar mas também perdeu a segunda posição e teve que se contentar com o terceiro.

E quem superou Rossi na relargada foi Marcus Ericsson. O sueco vencedor das 500 milhas chegou a se envolver num toque com o companheiro Álex Palou (no qual abordaremos mais tarde neste texto). Mas o piloto da Ganassi sempre esteve nas pontas, e no final passou Rossi para garantir um segundo lugar e seu retorno à liderança do campeonato.

Já Will Power, que era o líder do campeonato antes da prova em Road America, teve um dia para esquecer. Apesar de ter largado apenas em 15º, o australiano tinha uma corrida inteira para se recuperar. Entretanto, tudo foi por água abaixo quando Power foi tocado por Devlin DeFrancesco. Por fim, o piloto da Penske terminou apenas em 19º lugar. E fez duras críticas ao novato canadense, inclusive pedindo a suspensão de De Francesco.

Porém, dois pilotos saíram piores do que Power: Álex Palou e Pato O´’Ward. Como já foi dito, Palou foi tirado da prova pelo companheiro Ericsson, o que possivelmente rendeu uma longa conversa dentro da Chip Ganassi. Já O´’Ward teve problemas nos três pit-stops que teve e acabou tendo problemas no motor no final da corrida.

Campeonato

Marcus Ericsson voltou à liderança da Fórmula Indy. Com 293 pontos, o sueco desponta como um possível candidato ao título. Will Power é o segundo, com 266. Em terceiro lugar está Josef Newgarden, com 261. Pato O´’Ward é o quarto, com 248, dois a mais que Álex Palou.

Com o campeonato equilibrado, todos os cinco primeiros tem chance de título. Scott Dixon, sexto colocado, com 224 pontos, também tem chances de título, mas precisa reagir.

A próxima etapa da temporada será no dia 3 de julho, no circuito de Mid-Ohio.

LEIA MAIS

Indy: Detroit tem batalha estratégica e piloto saindo de 16º para primeiro

Fórmula 1: prova em Baku tem Ferrari a pé e Verstappen mais líder ainda

Anterior

Sainz tenta, mas Verstappen vence de novo. Análise da F1 no Canadá

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *