O circuito de Mid-Ohio recebeu a nona etapa da temporada 2022 da `Formula Indy, e a metade desta corrida marcou também a exata metade da temporada. Com toda a certeza, uma prova cheia de emoções. De um lado, Penske e Ganassi saíram felizes; por outro, Andretti e McLaren sa´íram decepcionadas. Confira na análise.
Análise
Assim como nas etapas iniciais, Scott McLaughlin pilotou muito em Mid-Ohio. Afinal, o neozelandês da Penske largou em segundo e se manteve nesta mesma posição até o pole, Pato O´´´’Ward (do qual abordaremos mais tarde) ter problemas no motor. McLaughlin ainda sofreu ataques de ´Álex Palou na parte final da prova, mas segurou a vitória. A segunda no ano e na carreira e a primeira na frente dos pais, que devido as restrições de viagem por causa da COVID, não tinham conseguido assistir ao filho dos boxes.
E falando em Álex Palou, o espanhol da Ganassi novamente mostrou que está vivo na briga pelo título. Apesar de não ter vencido, Palou fez uma boa corrida, largando em sétimo e terminando em segundo, marcando pontos importantes para o campeonato.
Contudo, quem realmente deu show na pista foi Will Power. O australiano da Penske largou apenas em 21º lugar. E ainda por cima rodou na largada e caiu para ´ultimo. Porém isto não parou o piloto, que se recuperou e aproveitou as bandeiras amarelas para ganhar posições. Ao final, Power conseguiu um terceiro lugar.
Outros pilotos que se destacaram na pista foram Rinus VeeKay, que saiu de 11º para quarto e mostrando recuperação à sua forma; o líder do campeonato Marcus Ericsson, que saiu de 13º para sexto e marcando pontos preciosos; mesmo caso de Josef Newgarden, que pulou de 14º para sétimo; e Hélio Castroneves, que pulou de 15º para oitavo com a Meyer Shank.
Calvário de Andretti e McLaren
Se Penske e Ganassi tiveram um grande dia, por outro lado, McLaren e Andretti tiveram um dia para esquecer. A começar pela equipe inglesa, que teve Pato O’Ward na pole e Felix Rosenqvist largando em terceiro. Entretanto, o sueco abandonou por problemas no motor logo na volta oito.
Já o mexicano conseguiu liderar 28 voltas, mas começou a perder potência no motor, foi fazer o pit-stop para tentar resolver o problema. E o carro parou de funcionar na saída dos boxes, forçando o segundo abandono seguido de O’Ward, deixando a situação do piloto muito complicada no campeonato.
Entretanto, nem mesmo a McLaren teve uma dor de cabeça tão grande quando a Andretti. Para começar, Colton Herta foi tirado da briga pela vitória por causa de um erro de estratégia muito parecido com o da Ferrari em Silverstone com Charles Leclerc: não fazer o pit-stop em bandeira amarela. Ao final da prov,a Herta teve que se contentar com o 15º lugar.
Só que o maior problema da Andretti foram as disputas que ficaram mais “quentes” entre os seus pilotos ,especialmente Alexander Rossi e Romain Grosjean. O clima ficou muito ruim dentro da equipe e Michael Andretti terá muito trabalho para resolver.
Campeonato
Marcus Ericsson ainda é o líder do campeonato, mas a distância diminuiu. São 321 pontos contra 301 de Will Power. Em terceiro lugar está Josef Newgarden, com 287 , uma mais que Álex Palou, quarto colocado. Pato O’Ward (256), Scott Dixon (254) e Scott McLaughlin (252) terão que remar mais se ainda desejam brigar pelo título.
A próxima etapa da Fórmula Indy será nas ruas de Toronto, no dia 17 e julho. Será a primeira vez desde o início da pandemia que a categoria deixará os Estados Unidos.
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