Automobilismo

Verstappen vence de novo e se aproxima do bi. Análise do GP da Itália

0
Verstappen
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

Neste final de semana, a Fórmula 1 disputou mais uma etapa da temporada 2022. Desta vez, a categoria desembarcou no tradicional circuito de Monza, para a realização do GP da Itália. Apesar de toda a expectativa da torcida ferrarista, a prova teve mais uma vitória de Verstappen. Além disso, outros pilotos saíram felizes de Monza, incluindo um brasileiro. Também houve polêmica com o Safety Car. Confira.

Análise

Assim como aconteceu na `Bélgica, Max Verstappen teve que largar mais atrás (sétimo) por causa da troca de peças no carro. E assim como foi em Spa, o holandês não se intimidou e usou o poder de seu carro para ganhar posições na largada. E devido a outra péssima estratégia da Ferrari, Verstappen assumiu a liderança antes da metade da prova e não saiu dela até o final. A vitória em Monza foi a 11ª no ano.

Charles Leclerc também mostrou suas habilidades em Monza. Largou na pole e manteve à frente. Entretanto, o monegasco foi atrapalhado novamente pelos estrategistas e teve que se contentar com o segundo lugar.

Os segundos pilotos de Ferrari e Red Bull também mostraram a força de seus carros, assim como Lewis Hamilton com a Mercedes. Os três (assim como vários outros pilotos) receberam punições por troca de peças no carro; e todos fizeram boas corridas de recuperação. Sérgio Pérez saiu de 13º para sexto; Carlos Sainz, de 18º para quarto; e Lewis Hamilton, de 19º para quinto.

Contudo, quem acabou sendo eleito ´piloto do dia não foi nenhum destes pilotos citados, mas sim o estreante Nick de Vries. O holandês, campeão da Fórmula E, ganhou a vaga na Williams porque o titular, Alexander Albon, foi diagnosticado com apendicite. E guiando o pior carro do grid, conseguiu um nono lugar, marcando dois pontos. Definitivamente, um piloto que merece mais oportunidades na Fórmula 1.

Por outro lado, a McLaren decepcionou. Graças às punições, Lando Norris e Daniel Ricciardo largaram em ,respectivamente, terceiro e quarto. Mesmo que a pista de Monza fosse de fácil ultrapassagem, a equipe inglesa esperava bons resultados. Porém, Norris foi apenas o sétimo, e Daniel Ricciardo quebrou. E o abandono do australiano causou uma grande polêmica.

Safety Car

A quebra de Ricciardo forçou a entrada do Safety Car na pista. Então, os fãs esperavam uma volta final cheia de emoção. Mas a corrida acabou sendo finalizada com o carro de segurança, causando uma enorme frustração. As críticas foram quase unânimes, principalmente sobre o anticlímax no qual a corrida foi finalizada. A Fórmula 1 terá que repensar as regras sobre o Safety Car no futuro.

Campeonato de pilotos e construtores

Com esta vitória, Max Verstappen chegou aos 335 pontos, contra 219 de Charles Leclerc. Com estes resultados, o holandês precisa de apenas mais duas vitórias para ser campeão sem precisar de outros resultados. Contudo, o título pode vir já na próxima etapa, caso Verstappen vença e Leclerc termine de nono para trás.

Sergio Pérez é o terceiro, com 210 pontos, seguido de George Russell (203), Carlos Sainz (187) e Lewis Hamilton (168).

Já entre os construtores, a Red Bull está na ponta, com 545. A Ferrari está em segundo, com 406, seguida pela Mercedes (371). A Alpine é a quarta, com 125; e a McLaren, 107.

A corrida em Monza foi a última etapa disputada na Europa. Agora, a Fórmula 1 fará um pequeno tour pela Ásia. E no dia 2 de outubro, a categoria irá para a cidade-estado de Cingapura.

Brasil campeão na Fórmula 2

Os brasileiros tiveram um bom motivo para comemorar neste final de semana. Na rodada dupla da Fórmula 2, o brasileiro Felipe Drugovich foi campeão de maneira antecipada mesmo se envolvendo num acidente na largada. Com este título, as chances do Brasil de voltar à Fórmula 1 aumentam consideravelmente.

LEIA MAIS

Verstappen domina em casa e está perto do bi. Análise do GP da Holanda

Indy: Portland tem vitória de McLaughlin e Power perto do título. Análise

Anterior

Indy: Will Power bicampeão e vitória de Palou. Analisando a final de 2022

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *