Automobilismo

Indy: Will Power bicampeão e vitória de Palou. Analisando a final de 2022

0
Indy
Twitter oficial da Penske

Acabou. E a festa foi dos cangurus. A ´Fórmula Indy realizou neste domingo a última etapa da temporada de 202 no tradicional circuito misto de Laguna Seca. E mesmo que tenha vencido apenas uma corrida Will Power se sagrou bicampeão (o primeiro título foi em 2014). Definitivamente, uma lavada de alma para o australiano. Contudo, outro piloto se saiu vitorioso. Confira na análise.

Análise

Will Power fez o necessário para ser campeão. Largou na pole e ficou à frente, evitando possíveis confusões. Em nenhum momento lutou por posições, preservando o carro, afinal o terceiro lugar já era o suficiente. Por fim, o piloto da Penske terminou justamente me terceiro, garantindo o bicampeonato.

Power foi o campeão da prova, mas o vencedor foi Álex Palou. O espanhol, que pode estar de despedida da Chip Ganassi, largou em 11º graças a uma punição por troca de motor. No entanto, o campeão de 0221 mostrou suas habilidades e, usando uma estratégia certeira, assumiu liderança na metade final da corrida e não saiu dela até receber a bandeirada que decretou a sua vitória.

Mais impressionante do que Palou foi Josef Newgarden. O americano, que lutava pelo título, rodou no treino classificatório e teve que largar em 25º. Porém Newgarden não é bicampeão da Indy por acaso. Mesmo que o circuito de Laguna Seca é de difícil ultrapassagem, o piloto da Penske ganhou muitas posições na pista e se aproveitou ada excelente estratégia para chegar em segundo lugar. O ´titulo não veio, mas não se nega que a recuperação foi espetacular.

Outros dois pilotos também de destacar no deserto de Laguna Seca. Um deles foi o sueco Felix Rosenqvist, da McLaren. O piloto, que ainda busca uma vaga para correr em 2023, largou em nono, fez uma corrida sólida e terminou em quarto. Este resultado contraria a temporada de Felix, que começava bem as corridas, mas depois perdia rendimento. O outro foi Christian Lundgaard. O dinamarquês da Rahal largou em 16º, superou o fraco ano da equipe Rahal e conseguiu um quinto lugar. Este foi o segundo top-5 do piloto em quatro corridas.

Campeonato

Will Power terminou o campeonato com 560 pontos, 11 a mais do que Álex Palou no ano passado. Josef Newgarden foi o segundo, com 544. Scott Dixon é o terceiro, com 521, seguido de Scott McLaughlin e Álex Palou, ambos com 510 pontos, porém o neozelandês ficou à frente por ter três vitórias. O brasileiro Hélio Castroneves foi o 18 com 263.

O calendário de 2023 ainda não foi divulgado, mas provavelmente a temporada começará nas ruas de St. Petersburg, em março do ano que vem

LEIA MAIS

Indy: Portland tem vitória de McLaughlin e Power perto do título. Análise

Verstappen vence de novo e se aproxima do bi. Análise do GP da Itália

Anterior

Podcast 25 – Reta final da temporada 2022

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *