Com toda a certeza, a 17ª etapa da temporada 2022 da `Fórmula 1 foi bastante monótona. Realizada nas ruas de Cingapura durante a noite, a corrida teve a largada atrasada em uma hora por causa da chuva. E devido a ela, a corrida acabou não sendo uma das melhores. Bom para Sergio Pérez, como mostrará na análise.
Análise
Por mais que muitos fãs torçam para que a chuva apareça para deixar as corridas mais emocionantes, ás vezes acontece ao contrário. Como a pista de Cingapura é de rua, o muro sempre fica muito perto. Dessa forma, arriscar uma ultrapassagem é algo complicado. Então, a corrida acabou virando um “trenzinho”.
O maior beneficiado foi Sergio Pérez. Largando em segundo, o mexicano assumiu a ponta na largada e dominou a corrida inteira, sofrendo uma ameaça de Charles Lecerc apenas nas voltas finais, e por pouco tempo. Após liderar todas as 59 voltas, o mexicano levou a sua Red Bull para mais uma vitória mesmo que Pérez tenha sofrido uma punição por não respeitar a distância do Safety Car durante uma de suas várias entradas.
O companheiro de Pérex, Max Verstappen, por outro lado, não estava num dia bom. O holandês poderia conquistar o título em Cingapura, mas acabou indo mal no treino classificatório, e teve que largar apenas em oitavo. Na corrida, Verstappen foi um dos poucos que arriscaram ultrapassagens, porém cometeu erros e perdeu posições. Por fim, Verstappen ainda conseguiu um sétimo lugar.
A dupla da Ferrari fez o possível. Sem conseguir acompanhar a Red Bull de Pérez, Leclerc teve que se contentar com o segundo lugar; Sainz foi o terceiro.
Contudo, as duplas de pilotos que se destacaram foram as da McLaren e as da Aston Martin. Ambas as duplas escaparam das confusões durante a prova e terminaram em boas colocações. No caso da McLaren, Lando Norris largou em sexto e terminou em quarto; contudo, Daniel Ricciardo foi ainda melhor: de 16º para quinto. Na Aston Martin, Lance Stroll foi de 11º para sexto; e Sebastian Vettel, de 13º para oitavo.
Campeonato de pilotos e construtores
Apesar do revés em Cingapura, Max Verstappen ainda pode ser campeão na próxima corrida. E não precisa de muita matemática. O holandês soma 341 pontos contra 237 de Charles Leclerc e 235 de Sergio Pérez. Para que Verstappen consiga o título já na próxima etapa, basta uma vitória com a volta mais rápida. George Russell é o quarto, com 203, um a mais que Carlos Sainz.
Dentre os construtores, a Red Bull lidera com 576 pontos. Em segundo lugar está a Ferrari ,com 439, seguida pela Mercedes, com 373. A briga está boa pelo quarto lugar, com a McLaren marcando 129; e a Alpine, 125.
A próxima corrida será já na semana que vem, no tradicional circuito de Suzuka, no Japão.
LEIA MAIS
Indy: Will Power bicampeão e vitória de Palou. Analisando a final de 2022
Comentários