Automobilismo

Fórmula 1 finaliza temporada 2022 com despedida de Vettel e luta por vice

0
Fórmula 1
Foto: Twitter oficial da Aston Martin

Então, a temporada 2022 da `Fórmula 1 acabou. E de maneira bem menos emocionante do que em 2021. Contudo, a etapa final, realizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes, teve algumas emoções, ainda que boa parte da imprensa esportiva mundial já estava de olho na abertura da Copa do Mundo no Qatar. Confira na análise.

Análise

Não há muito do que se falar de Max Verstappen. Largou na pole, dominou a prova e ganhou. Sem grandes novidades. Por outro lado, a disputa pelo vice-campeonato prendeu a atenção dos fãs durante a maior parte da corrida. O companehiro de Verstappen, Sergio Pérez, brigava com o ferrarista Charles Leclerc pelo segundo lugar no campeonato.

Pérez começou melhor. Largou em segundo e permaneceu à frente do rival nas primeiras voltas, consegunido abrir vantagem. A Ferrari, entretanto, optou por manter o monegasco na pista por mais tempo que o mexicano. Por consequência, quando faltavam poucas voltas, os penus de Leclerc eram melhores do que os de Pérez. A Red Bull então, optou por fazer uma troca de pneus e tentar um ataque contra a Ferrari. Porém não adiantou. Leclerc terminou a prova em segundo e garantiu o vice-campeonato de 2022.

Por ser uma corrida “fim de feira” e como todas as vagas para a temproada 2023 já forma prreenchidas, então não houve um ploto que se destacasse pelo seu desmepenho. No entanto, ao final da prova um deles recebeu toda a atenção da prova: Sebastian Vettel. O tetracampeão, que se despede da Fórmula 1, recebeu homenagens no capacete de Fernando Alonso e Lewis Hamilton. E o alemão da Aston Martin fez zerinhos” na frente do público. Vettel terminou em décimo a corrida final.

Classificação de pilotos e construtores

Max Verstappen terminou o campeonato com o total de 454 pontos. Em segundo lugar ficou Charles Leclerc, com 308, três a mais do que Sergio Pérez. Em quarto lugar ficou o piloto da Mercedes George Russell, com 275, com Carlos Sainz em quinto, com 246, seis a mais do que Lewis Hamilton, que pela primeira vez desde que estrou saiu de uma temporada sem vitória.

Entre os construtores, a Red Bull finalizou a temporada com 759 pontos. A Ferrari foi a segunda, com 554, e a Mercedes terminou relativamente perto: 515 pontos. Na briga pelo quarto lugar, deu Alpine: 173 pontos contra 159 da McLaren. Interessante também o empate entre Alfa Romeo e Aston Martin. Ambas as equipes terminaram com 55 pontos, mas o quinto lugar de Valtteri Bottas em Ímola (quarta etapa do campeonato) garantiu que a Alfa Romeo terminasse à frente da rival.

Agora, os motores s´o voltarão a roncar em março de 2023, quanto a temporada 2023 começará, no Bahrein.

LEIA MAIS

Brasil vê vitória de George Russell e desobediência de Verstappen na F1

Podcast 26 – Encerramento da temporada 2022

Anterior

Copa do Mundo 2022: análise da primeira rodada da fase de grupos

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *