Automobilismo

Fórmula 1 começa temporada 2023 com corrida boa no Bahrein

0
Fórmula 1
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

Certamente, a Fórmula 1 começou 2023 com o pé direito. A primeira corrida da temporada teve lugar no Bahrein. Mais precisamente, no circuito de Sakhir. Apesar do rosto no topo do pódio não ter mudado, prova mostrou quais equipes brigarão por vitórias e pódios, quais irão lutar por pontos e as que brigarão para não passar vergonha. Confira na análise.

Análise

De maneira idêntica a 2022, Max Verstappen largou na pole, liderou 55 das 57 voltas e venceu sem ser incomodado. Com certeza o holandês da Red Bull vem para tentar o tricampeonato. E da mesma forma, o companheiro de Verstappen, Sergio Pérez, fez o seu papel de escudeiro e terminou em segundo. O mexicano, entretanto, chegou a andar em terceiro, atrás de Charles Leclerc.

E falando em Leclerc, se a Red Bull começou forte, a Ferrari, por outro lado, saiu decepcionada do Bahrein. Os carros da escudeira italiana ficaram entre as primeiras posições a corrida inteira. Contudo, na volta 39 o monegasco abandonou por um problema no motor. E Carlos Sainz, companheiro de Leclerc, perdeu rendimento e não conseguiu brigar pelo pódio.

Coma Ferrari fora, quem subiu foi a Aston Martin. A equipe inglesa, que no ano passado teve um desempenho fraco, agora tem o que talvez seja o segundo melhor carro do grid, e Fernando Alonso mostrou isto. O espanhol foi tocado pelo companheiro de equipe Lance Stroll, na largada; porém se recuperou e duelou com as Mercedes para garantir o terceiro lugar. Este foi o segundo pódio da Aston Martin ( primeiro foi com Vettel no Azerbaijão em 2021); e o primeiro pódio de Alonso desde o GP do Qatar de 2021.

Do resto do grid, pode-se destacar dois pilotos: Pierre Gasly, que largou em último com a sua Alpine e chegou em nono, marcando dois pontos; e Alexander Albon, que levou a Williams ao décimo lugar após sair em 15º, garantindo um ponto.

Decepcções

Dentre as decepções, além da já citada Ferrari, deve-se falar da McLaren. Em princípio, parece que a tradicional equipe britânica lutará para não passar vergonha. Afinal, Lando Norris largou em 11º, teve problemas e terminou em último, e o estreante Oscar Piastri abandonou por problemas no volante.

Também deve-se citar a Mercedes. Apesar de não ter ido tão mal, a equipe alemã ficou abaixo do esperado. Afinal, Lewis Hamilton foi derrotado pro Alonso na luta pelo pódio e terminou em quatro; e George Russell perdeu a luta contra Lance Stroll e terminou em sétimo. Estes resultados mostram que a Mercedes está, pelo menos por enquanto, atrás da Aston Martin.

Campeonato de pilotos e construtores.

Não tem muito o que fizer sobre o mundial de pilotos da Fórmula 1. Max Verstappen começou o campeonato liderando o campeonato, com 25 pontos contra 18 de Pérez e 15 e Alonso.

Por outro lado, o mundial de construtores tem assuntos a ser discutidos. A liderança é da Red Bull, com 43 pontos, mas o maior destaque é a segunda colocada, a Aston Martin. Com o terceiro lugar de Alonso e o sexto de Lance Stroll, a equipe somou 23 pontos, quase a metade que a equipe somou em todo o ano passado.

A Mercedes está em terceiro, com 16 pontos. A Ferrari está em quatro, com 12.

A próxima etapa da `Fórmula 1 acontecerá no dia 19 de março, em Jeddah, Arábia Saudita

LEIA MAIS

Universo Esporte visitando Curitiba: Arena da Baixada

Universo Esporte visitando Curitiba: Arena da Baixada

Anterior

Indy 2023 começa com acidentes e briga pela vitória na Flórida

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *