Assim como a Fórmula 1, a temporada 2023 da `Fórmula Indy começou neste dia 5 de março. Contudo, ao contrário da categoria mundial, o campeonato americano começou com uma grande luta pela vitória. A primeira etapa da categoria foi disputada nas ruas de St. Petersburg, foi bastante acidentada. Confira na análise.
Análise
Começando pela Andretti. Em contraste com o ano passado, a equipe começou o treino classificatório mostrando força, com Romain Grosjean largando em primeiro, Colton Herta em segundo e o estreante Kyle Kirkwood em sexto. No entanto, tudo deu errado na corrida. Devlin DeFrancesco, que largou em 18º, se envolveu no acidente na primeira volta (que também envolveu o brasileiro Hélio Castroneves); Kirkwood “decolou” em outro acidente; Herta bateu sozinho; e Grosjean, ao lutar pela vitória, bateu com Scott McLaughlin. Definitivamente um início de ano ruim para a Andretti.
E falando em McLaughlin, vamos falar sobre ele. Mesmo que tenha se envolvido em um acidente, não de pode tirar o mérito do neozelandês da Penske. Largou em quinto, conseguiu assumir a liderança depois que a equipe montou uma excelente estratégia. Por certo, pode-se colocar McLaughlin como um candidato ao título.
Porém a equipe que sai vitoriosa de St. Petersburg foi a Chip Ganassi com Marcus Ericsson. Depois que passou ileso por todas as confusões, o sueco apareceu em segundo, atrás do mexicano Pato O’Ward. Então, Ericsson partiu para o ataque, mas o piloto da McLaren conseguia se defender até o motor “engazopar” e permitir que o corredor da Ganassi ultrapassasse o rival e garantisse a vitória.
Outros pilotos também merecem destaque. O heptacampeão da Indy Scott Dixon foi um deles, ao sair de nono e terminar em terceiro. Outros incluem Alexander Rossi, que saiu de 12º para quarto; Graham Rahal, que finalizou em sexto após sair em 20º; e David Malukas (16º para décimo). No entanto, não podemos deixar de falar da pequena equipe Juncos. O inglês Callum Ilott fez uma corridaça ,saindo em 22º e terminando em quinto; e o estreante argentino Augustín Canapino, que largou em 21º, evitou as confusões e terminou em 12º.
Dentre as decepções ,além da já citada Andretti, pode-se dizer da Penske. Com exceção de McLaughlin, a equipe não foi bem. Josef Newgarden teve problemas no motor e Will Power passou despercebido.
Campeonato
Graças a vitória, Marcus Ericsson assumiu a liderança do campeonato, com 51 pontos. Em segundo lugar está Pato O’Ward, com 41. Em terceiro lugar vem Scott Dixon, com 36; Alexander Rossi, com 32; e Callum Illot, com 30.
Depois que a Indy visitou a Flórida, a categoria irá para o Texas, no primeiro oval da temporada, no dia 2 de abril
LEIA MAIS
Comentários