A nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 teve lugar no circuito de Spielberg, Áustria. O nome do autódromo é Red Bull Ring, ou seja, a casa de empresa de bebidas. Então, Max Verstappen não decepcionou e venceu mais uma. O que chamou atenção, no entanto, foram as punições que chamaram a atenção. Confira na análise.
Punições
Durante a corrida, várias punições foram aplicadas aos pilotos, e todas pelo mesmo motivo: exceder os limites da pista. Carlos Sainz Jr foi um deles, O espanhol da Ferrari fez uma boa corrida e terminou em quarto, mas com a punição, caiu para sexto. Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada em sétimo, porém a penalidade o fez perder a posição para o colega de equipe George Russell. Pierre Gasly, originalmente o nono, caiu para décimo após ser punido.
Logan Sargeant, Nyck de Vries, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Kevin Magnussen também sofreram punições, mas sem alteração nos pontos.
Analíse da corrida
Max Verstappen novamente dominou. Largou na pole na corrida sprint de sábado, e apesar de ter sido ameaçado por Sergio Pérez na largada, o holandês prevaleceu e venceu, garantindo a pole no domingo. E na corrida, novamente dominou, Contudo, desta vez o piloto da Red Bull saiu da liderança por um tem, quando entrou nos boxes.
E quem teve a honra de liderar a prova foi Charles Leclerc. O monegasco largou em segundo e não ameaçou Verstappen, mas se manteve firme, liderou quando o holandês entrou no boxes e concluiu a prova em segundo lugar. Excelente resultado para o piloto da Ferrari, sendo o segundo pódio da equipe.
Mas quem teve a melhor atuação foi Serio Pérez. O mexicano largou penas em 15º. Entretanto, tendo o melhor carro do grid, o piloto da Red Bull foi se recuperando e conseguiu entrar no pódio com o terceiro lugar.
Quem também fez uma corrida firme foi Lando Norris. O inglês conseguiu largar em quarto com a fraca McLaren e conseguiu finalizar a prova na mesma quarta colocação, o melhor resultado da tradicional equipe inglesa no ano. George Russell também fez uma boa corrida, aproveitando a boa estratégia da Mercedes pra terminar em sétimo após largar em 11º.
Campeonato
É clichê escrever isto, porém Max Verstappen caminha a passos largos rumo o título. São 22 pontos contra 148 de Sergio Pérez, ou seja: quase 100 pontos (ou quatro corridas) de diferença. Fernando Alonso (discreto na Áustria) é o terceiro, com 131, seguido de Lewis Hamilton (106), e Carlos Sainz (82).
Os pilotos não terá tempo para descansar, já que a próxima etapa será já na semana que vem, em Silverstone, Inglaterra.
LEIA MAIS
Fórmula 1 no Canada: Verstappen domina, Alonso e Hamilton duelam
Comentários