A Fórmula 1 voltou de férias. E inegavelmente, em grande estilo. Mesmo que o vencedor não tenha mudado, a corrida de retorno foi, talvez, a melhor do ano. Desta vez, a categoria corre em Zandvoort, Holanda. Ou seja, na terra de Max Verstappen, o dominador. Contudo, graças à chuva que caiu no final de semana inteiro, não foi fácil vencer em casa. Confira na análise.
Análise
Com a chuva, Verstappen não teve vida fácil. Correndo em casa, num autódromo lotado de torcedores, o holandês largou na pole, mas teve que dar uma volta inteira com pneus de pista seca numa chuva forte e acabou perdendo posições. Porém, o piloto foi se recuperando e ganhando posições até a chuva parar. Então, Vertsappen parou antes de todos e voltou com os pneus para pista seca, dominando a corrida até o final, mesmo quando voltou a chover.
Depois de quatro corridas, Fernando Alonso voltou ao pódio. Largando em quinto, saltou para segundo na largada. Após as duas primeiras trocas de pneus, o espanhol ficou em terceiro e se manteve até o final, quando Sergio Pérez rodou, permitindo o piloto da Aston Martin terminar na segunda colocação. E ainda por cima, fez a volta mais rápida da corrida, marcando um ponto extra.
No entanto, o nome da corrida foi Pierre Gasly. O francês largou em 12º, mas graças às trocas de pneus, conseguiu ficar entre os primeiros, com chance de lutar pelo pódio. Ao final, o piloto da Alpine terminou em quarto; entretanto, com a punição à Pérez por excesso de velocidade nos boxes, conseguiu subir no pódio com o terceiro lugar. Um excelente resultado visto os resultados da Alpine neste ano.
Outro piloto que demonstrou habilidade foi Lewis Hamilton. O heptacampeão fez um treino classificatório ruim e largou apenas em 13º. Mas o inglês da Mercedes mostrou sua habilidade em chuva e ganhou varias posições na pista para conseguir um sexto lugar. Estaban Ocon, da Alpine, também fez uma boa corrida de recuperação, saindo de 6º para chegar em décimo, marcando um ponto.
Outro piloto de destaque foi Alexander Albon. O tailandês surpreendeu já no treino classificatório, largando em quarto com a Williams. Na corrida, Albon fez o possível com o equipamento que tinha, então o oitavo lugar é um bom resultado para o piloto.
Campeonato de pilotos e construtores
Max Verstappen agora soma 339 pontos e caminha em direção ao tri. Da mesma forma, Serio Pérez caminha para ser o segundo. Então, a briga maior é pelo terceiro lugar. Alonso conseguiu uns pontos a mais de vantagem para Hamilton: 168 para o espanhol e 156 para o inglês. Carlos Sainz Jr está em quinto, com 102.
Dentre os construtores, a Red Bull está em primeiro, com 540 pontos, seguida pela Mercedes, com 255. Então, assim como no caso dos pilotos, a briga pelo terceiro lugar está boa. A Aston Martin está em terceiro, com 215, seguida pela Ferrari, com 201. A Mclaren está em quinto, com 111.
A próxima etapa será a última na Europa. E ela terá lugar já na próxima semana, em Monza, Itália.
LEIA MAIS
Verstappen vencedor em prova mediana. Análise do GP da Bélgica
Comentários