A 14ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 aconteceu no tradicional circuito de Monza, na Itália. Ainda que Max Verstappen tenha vencido de novo, a Ferrari conseguiu fazer bonito diante de sua torcida frente aos seus limites nesta temporada. Confira na análise.
Análise
Desta vez, vamos começar abordando a equipe da “casa”: a Ferrari. Dentro dos seus limites, a torcida comemorou quando Carlos Sainz conseguiu a pole-position, enquanto que Charles Leclerc partiria em terceiro (Max Verstappen foi o segundo). Na corrida, o espanhol bloqueou o holandês na largada e foi segurando até a volta 15, quando o piloto da Red Bull aproveitou um erro de Sainz e passou para a liderança.
Assim que Verstappen assumiu a ponta, a briga passou a ser pelo segundo lugar, entre os carros da Ferrari e Sergio Pérez, que passou a lutar pelo pódio após largar em quinto e ultrapassar George Russell na volta 16. O mexicano passou Leclerc na volta 32 e Sainz na volta 46, garantindo o segundo lugar.
Para a Ferrari, sobrou o pódio de Sainz com o terceiro lugar (o primeiro do espanhol na temporada) e o quarto lugar de Leclerc. Excelente resultado, visto que a equipe não consegue competir com a Red Bull. Os pontos marcados são importantes para a briga nos construtores.
Outro piloto que mandou bem foi Alexander Albon. Pela segunda vez consecutiva, levou o carro da Williams à zona de pontuação, largando em sexto e terminando em sétimo. Por outro lado, quem passou a vergonha foi a Alpha Tauri, que deixou o piloto Yuki Tsunoda na mão com o motor quebrando ainda na volta de apresentação.
Campeonato de pilotos e construtores
Max Verstappen e Sergio Pérez caminham para ser, respectivamente, campeão e vice. São 364 pontos para o holandês e 219 para o mexicano. Então, a luta maior é pelo “titulo da Fórmula 1 B” entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton. O inglês foi o sexto, enquanto que o espanhol foi o nono. No entanto Alonso ainda está à frente, com 170 pontos frente aos 164 de Hamilton. Carlos Sainz é o quinto, com 117.
Entre os construtores, a Red Bull está à frente, com 583, seguido pela Mercedes, com 273. Graças ao excelente resultado em Monza, a Ferrari agora é terceira, com 228, e a Aston Martin, em queda livre, com 217. A McLaren está em quinto, com 115.
A corrida foi a última da temporada realizada em solo europeu. Agora, a categoria irá para a Ásia. Mais precisamente, para a corrida noturna de Cingapura, no dia 17 de setembro.
LEIA MAIS
Verstappen vence em meio à chuva e variáveis. Análise do GP da Holanda
Comentários