O tradicionalíssimo autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu a 20ª e antepenúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Assim como sempre acontece, os brasileiros lotaram as arquibancadas para ver uma grande corrida. No entanto, a prova foi um “fim de feira”, com mais um passeio de Max Verstappen ainda que tenha tido umas boas disputas. Confira na análise.
Análise
Inicialmente, parecia que a corrida ia ser boa. Afinal, as emoções começaram com Charles Leclerc (que ia largar em segundo) batendo na volta de apresentação graças a um problema no carro; e com Kevin Magnussen e Alexander Albon se acidentando na largada e causando bandeira vermelha. No entanto, na segunda largada, a corrida ficou no marasmo, com Max Verstappen fazendo o que fez na temporada inteira: largou na pole, dominou e venceu fácil.
Lando Norris aproveitou o “vazio” deixado por Leclerc na primeira largada e saltou de sexto para segundo. Na segunda largada, manteve a posição conquistada e nela ficou até a corrida terminar. De quebra, ganhou o ponto extra pela volta mais rápida.
Uma equipe que realmente acertou o acerto em Interlagos foi a Aston Martin. Fernando Alonso voltou ao pódio após sete corridas e o questionadíssimo Lance Stroll conseguiu terminar em quinto, melhor resultado desde o GP da Austrália, no início do ano, quando foi quarto.
No entanto, quem realmente pilotou muito foi Sergio Pérez. O companheiro de Verstappen, que busca salvar o emprego, largou em nono, foi fazendo ultrapassagens e chegou até mesmo a entrar no pódio, mas acabou em quarto. Ainda assim, um resultado importante na briga pelo vice.
Outros pilotos que se destacaram foram Pierre Gasly, que saiu de 15º para terminar em sétimo; e Yuki Tsunoda, que largou em 16º e terminou em nono, marcando mais dois pontos importantes para a equipe Appha Tauri.
Por outro lado, a Mercedes teve uma corrida para esquecer. Lewis Hamilton largou de quinto e terminou em oitavo, reclamando do desempenho do carro; enquanto que seu companheiro de equipe George Russell abandonou
Campeonato de pilotos e construtores
Max Verstappen atingiu 524 pontos. Sergio Pérez ganhou um respiro na briga pelo segundo lugar, com 258 contra 226 de Hamilton. Com 32 pontos de diferença., basta o mexicano fica à frente do inglês na próxima corrida para garantir o vice. O quarto lugar é de Alonso, com 198 pontos; Norris vem atrás com 195; e Sainz está em sexto com 192.
Dentre os construtores, a já campeã Red Bull soma 782 pontos. EM segundo lugar está a Mercedes tem 382, vinte a mais do que a Ferrari, que ainda sonha com o vice. A Mclaren está em quarto, com 282, enquanto que a Aston Martin, que ainda tenta uma reação, soma 261.
A próxima e penúltima corrida da temporada 2023 acontecerá pela terceira vez no Estados Unidos, Desta vez, na cidade dos cassinos, Las Vegas.
LEIA MAIS
Verstappen domina e iguala-se a Prost. Análise do GP do México
Comentários