Automobilismo

Austrália tem corrida com final caótico e Verstappen vencedor na F1

0
Austrália
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

Neste domingo (2/4), a Fórmula 1 realizou a terceira etapa da temporada 2023, no circuito de Albert Park, em Melbourne, Austrália. Uma corrida relativamente tranquila, mas com um final caótico. Certamente, a Liberty Media e a FIA terão que revisar algumas regras para as próximas provas. Confira na análise.

Direção de prova

Comecemos a análise falando do ponto negativo da corrida: a direção. Ao passo que o Liberty Media tenta deixar a Fórmula 1 mais legal, o organizadores tomam atitudes que não fazem sentido. E o GP da Austrália é uma prova disto.

Faltando cinco voltas para acabar a corrida, o pneu de Kevin Magnussen estourou, forçando a interrupção. Contudo, para que a corrida não acabasse em bandeira amarela, a direção optou pela bandeira vermelha, forçando a paralisação completa. Até aí tudo bem, se a relargada não fosse parada.

Então, quando houve o recomeço, um acidente levou quatro carros, forçando uma nova bandeira vermelha. E a corrida acabou em bandeira amarela, justamente o que a direção de prova queria evitar. Definitivamente, a regra das relargadas precisa ser mudada.

Recomeçar a corrida com os carros parados quando a corrida ainda está no início (o que também aconteceu na Austrália com o acidente de Alexander Albon na volta 7) tudo bem, porém nas voltas finais não é tão interessante, pois os pilotos irão forçar e o risco de acidentes é maior, como vimos em Albert Park.

Análise dos pilotos

Mesmo que tenha perdido a ponta na largada, não tem muito o que falar de Max Verstappen. O holandês caiu para terceiro, mas recuperou a primeira posição na volta 12 e não saiu mais dela até a bandeirada final. Apesar da corrida dominante, a Red Bull tem que corrigir o sistema de largada, já que esta é a segunda vez seguida que um carro da equipe austríaca larga mal.

Contudo, quem realmente se destacou foi a Mercedes. George Russell e Lewis Hamilton fizeram boa largada e nas primeiras voltas, foram primeiro e segundo, respectivamente. Russell foi prejudicado pela primeira bandeira vermelha e abandonou por um problema no motor, mas Hamilton se sustentou e terminou em segundo.

A Aston Martin também mostrou força na Austrália, ainda que a Mercedes tenha se aproximado. Fernando Alonso novamente foi o terceiro, chegando a brigar pelo segundo contra Hamilton; e Lance Stroll terminou logo atrás em quarto.

Dentre outros pilotos que se destacaram, pode-se citar Sergio Pérez. O mexicano teve que largar dos boxes, mas usou a força da sua Red Bull, escapou das confusões e terminou em quinto. Palmas também para a McLaren, cujos pilotos aproveitaram dos problemas alheios para conquistar pontos importantes do campeonato. Lando Norris foi o sexto; Oscar Piastri marcou em casa seus primeiros pontos com o oitavo lugar.

Campeonato de pilotos e construtores

Max Verstappen continua líder após mais uma vitória. Agora são 69 pontos contra 54 do companheiro Sérgio Pérez. Fernando Alonso é o terceiro, com 45, seguido de Lewis Hamilton, com 38. Já entre os construtores, a Red Bull está à frente, com 123, contra 65 da Aston Martin e 56 da Mercedes.

A próxima corrida da `Formula 1 abrirá a temporada europeia. Ela acontecerá no dia 30 de abril ,nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão.

LEIA MAIS

Pérez vencedor, Verstappen sensacional. Análise da Fórmula 1 em Jeddah

Podcast 28 – Pelé

Anterior

Indy tem grande emoção e disputa pela vitória até o final no oval do Texas

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *