O GP da Áustria de 2022 marcou a 11º etapa da temporada. Ou seja: a Fórmula 1 es´ta na metade da temporada. E assim como foi nos anos anteriores, o circuito de Spielberg recebeu uma boa corrida. E para os fãs da Ferrari, esta prova foi a esperança de que o título pode vir já em 2022. Confira na análise.
Análise
Assim como foi na prova de Ímola no mês de abril, o grid de classificação na Áustria foi decidido em uma corrida curta no sábado. Inicialmente, parecia que o final de semana seria de outro domínio de Max Verstappen, que venceu facilmente a prova de sábado.
Contudo, no domingo foi diferente. A Ferrari se mostrou superior em velocidade, permitindo que Charles Leclerc vencesse a luta contra o holandês e vencesse a terceira etapa na temporada, diminuindo a diferença entre ele e Verstappen na briga pelo título. Mas nem tudo foram flores para a equipe italiana na Áustria, já que Carlos Sainz pilotou muito, mas teve problemas no motor e abandonou.
Por outro lado, a Red Bull saiu decepcionada. Correndo em casa, o carro da equipe taurina não teve o desempenho de sempre. Max Verstappen não conseguiu acompanhar os ´bólidos da Ferrari e só conseguiu terminar em segundo graça aos abandono de Sainz. Pelo menos, o holandês fez a volta mais rápida da corrida, garantindo um ponto. Seu companheiro de equipe, `Sergio Pérez, sofreu um toque de George Russell na largada e abandonou algumas voltas depois.
A Mercedes fez uma corrida dentro dos seus limites. Lewis Hamilton conseguiu o terceiro pódio seguido na temporada com outro terceiro lugar; e seu companheiro de equipe George Russell foi o quarto.
Dentre os outros pilotos, destaca-se Esteban Ocon, que fez uma boa corrida com a sua Alpine, terminando em quinto. Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, largou de 19º para 10º, marcando um ponto. Lando Norris também fez uma prova decente, saindo de 11º para ´sétimo.
Mas ninguém chamou a atenção tanto quando Mick Schumacher. O jovem conquistou a melhor posição de sua carreira ao terminar em sexto lugar, conquistando o melhor resultado da equipe desde o quinto lugar de Kevin Magnussen no Bahrein. Com toda a certeza uma evolução de Schumacher.
Campeonato de pilotos e construtores
Mesmo que Leclerc tenha vencido, Verstappen ainda tem uma boa distância no campeonato de pilotos da `Fórmula 1. São 208 pontos para o holandês contra 170 para o monegasco. Em terceiro lugar está Sergio Pérez, com 151. E em quarto lugar está Carlos Sainz, com 133.
Dentre os construtores, a Red Bull agora tem 359 pontos, enquanto que a Ferrari tem 303. A Mercedes vem em terceiro, com 237, e bem mais atrás está a McLaren, com 81.
A próxima etapa da temporada será daqui a duas semanas, no circuito de Paul Ricard, na França.
LEIA MAIS
Fórmula 1 na Inglaterra tem acidente assustador e corrida de tirar o fôlego
Comentários