Mesmo que já tenha sido campeão, Max Verstappen não aliviou para os seus rivais. Na primeira corrida do tour pela América que a Fórmula 1 irá fazer, a categoria correu no Circuito das Américas, no estado do Texas, Estados Unidos. Até porque existiam dois motivos para que o holandês se empenhe.
Em primeiro lugar, o Red Bull ainda precisava ganhar o Mundial de Construtores. E em segundo lugar, o cofundador da empresa de energéticos, Dietrich Mateschitz, morreu no sábado antes da corrida. E não existiria homenagem melhor do que garantir um título.
Verifique a análise da corrida
Análise
Mesmo que não tenha sido pole, Verstappen mostrou força largando em segundo e tomando a ponta logo na largada. E a partir daí, dominou a prova sem ser ameaçado. Contudo, na hora do segundo pit-stop, acabou tendo problemas e chegou a cair para quarto lugar, porém se recuperou e voltou à frente, não saindo mais da ponta até receber a bandeira quadriculada. A vitória garantiu o título do Mundial de Construtores para a Red Bull.
Lewis Hamilton chegou a sonhar com a vitória nos Estados Unidos. O inglês largou em terceiro e assumiu a segunda posição após o acidente com Carlos Sainz (no qual abordaremos mais tarde). E continuou na vice-liderança sem ameaçar Verstappen ou ser ameaçado. Contudo, quando o holandês teve o problema nos boxes, Hamilton passou à frente e chegou a sonhar com a vitória até ser ultrapassado pelo rival e ter que se contentar com o segundo.
Mas quem realmente fez uma grande corrida foi Charles Leclerc. O monegasco teve que largar em 12º devido a punições por troca de peças, mas o piloto da Ferrari se recuperou e conseguiu um pódio com o terceiro lugar.
Quem também deu um pequeno show foi Sebastian Vettel. O alemão, que está prestes a se aposentar, largou em décimo e chegou até mesmo a liderar a prova. Provavelmente a última vez que o piloto liderou uma corrida na carreira, já que o carro da Aston Martin é bastante fraco. Ao final, terminou em sétimo.
Dentre as decepções, pode-se falar de Carlos Sainz. O espanhol da Ferrari saiu na pole, mas acabou se envolvendo num acidente com George Russell e abandonou ainda na primeira volta, para grande decepção dos ferraristas americanos. Entretanto, a maior concepção foi para Lance Stroll, que largou em sexto lugar, mas acabou se envolvendo num forte acidente com o futuro companheiro de equipe Fernando Alonso. Bela maneira de começar a relação.
Campeonato
Com mais uma vitória, a avaliação de Max Verstappen ´de 391 pontos. Então, a briga é pelo segundo lugar; Charles Leclerc tem 267, dois a mais que Sergio Pérez (quarto lugar na corrida). George Russell é o quarto, com 218, seguido de Carlos Sainz, com 202.
Entre os construtores, a Red Bull é a campeã com um lugar intenso de 656. Este foi o quinto título dos austríaco na Fórmula 1. A Ferrari está em segundo, com 469, seguido da Mercedes, com 416. A briga é mais pelo quarto lugar, com a Alpine marcando 144, e a McLaren com 138.
Depois da corrida no Texas a Fórmula 1 vai em direção ao sul. Mais precisamente, na cidade do México. E a corrida será já na semana que vem, no dia 30 de outubro.
LEIA MAIS
Verstappen campeão e corrida chuvosa. Análise do Gp do Japão
Comentários