Automobilismo

Fórmula 1 na Inglaterra tem acidente assustador e corrida de tirar o fôlego

0
Fórmula 1
Foto: Twitter oficial da Scuderia Ferrari

Com toda a certeza, a ´décima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, foi a melhor da temporada. Afinal, a corrida, disputada no tradicional circuito de Silverstone, Inglaterra, teve de tudo: um forte acidente que paralisou a prova, grandes disputas e um vencedor inédito. Confira na análise.

Análise do acidente

Inegavelmente, o acidente na primeira volta foi bastante assustador. Envolvendo cinco carros, no qual três abandonaram. Contudo, o maior susto foi o de Zhou Guanyu, que capotou ao ser tocado e foi parar atrás da proteção de pneus. O chinês da Alfa Romeo saiu ileso, apesar do susto.

Enfim, é difícil achar um “culpado” pelo acidente, já que, na largada, todos os pilotos tentam ganhar posições, e acidentes deste tipo acontecem. Mas é legal destacar a segurança do carro.

Análise do pódio

Mesmo que não tenha dominado a corrida, Carlos Sainz mereceu vencê-la. O espanhol largou na pole, porém perdeu a ponta para Verstappen na primeira largada, que foi cancelada por causa do acidente. Então, na segunda largada o espanhol da Ferrari manteve a ponta.

O piloto até chegou a abrir vantagem. Entretanto, acabou sendo obrigado a ceder a posição ao companheiro de equipe Charles Leclerc. A sorte voltou a sorrir para Sainz com a bandeira amarela causada por Esteban Ocon e também pelo erro estratégico da Ferrari com Leclerc. O espanhol reassumiu a primeira posição nas voltas finais e não a perdeu mais até o final da corrida.

Esta foi a primeira vitória de Sainz na Fórmula 1, que se tornou o segundo espanhol a vencer uma corrida na categoria (Alonso foi o primeiro).

Em segundo lugar ficou Sergio Pérez, outro grande destaque na corrida. Na segunda largada, o mexicano da Red Bull teve a sua asa da frente danificada e teve que ir aos boxes troca-la, levando-o à última posição. Porém Pérez foi se recuperando, ganhando posições e sua equipe soube usar a bandeira amarela ao seu favor. Um segundo lugar com gosto de vitória.

Contudo, quem realmente levantou a galera foi Lewis Hamilton. Correndo em casa, o piloto da Mercedes largou em quinto, andou boa parte da prova em terceiro e chegou até mesmo a brigar pela vitória, levantando a torcida inglesa. Ao final da prova, o inglês da Mercedes conquistou o terceiro lugar, conseguindo o segundo pódio seguido e o terceiro na temporada.

Análise outros pilotos

Dentre os outros pilotos que pontuaram, destaca-se Sebastian Vettel, que largou apenas em 18º lugar. Contudo, o alemão da Aston Martin escapou do acidente no início e aproveitou-se de problemas dos rivais para conseguir um nono lugar. Também vale destacar Mick Schumacher, que conquistou os primeiros pontos da carreira ao levar sua Haas para o oitavo lugar. E de quebra, lutou e igual para igual contra Max Verstappen.

E falando em Verstappen, o holandês saiu decepcionado de Silverstone. O holandês até assumiu a ponta na primeira largada. Mas na segunda, foi superado por Leclerc. E ainda por cima, um pedaço de fibra de carbono de outro carro atrapalhou o desempenho da sua Red Bull. Ao final, Verstappen foi apenas o sétimo.

Só que nem mesmo Verstappen sai tão decepcionado quando Charles Leclerc. O piloto da Ferrari fez tudo certo, sendo rápido e assumindo a liderança. Contudo, quando a bandeira amarela veio, o estrategista do monegasco o mandou permanecer na pista enquanto os outros foram aos boxes trocar os pneus. Resultado: Leclerc teve que fazer as voltas finais com pneus velhos enquanto seus rivais estavam com pneus novos. O piloto resistiu ao máximo, conseguindo um quarto lugar.

Campeonato de pilotos e construtores

Max Verstappen ainda é o líder disparado da Fórmula 1. São 181 pontos contra 147 de Sergio Pérez. Charles Leclerc é o terceiro, com 138; e seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, é o quarto, com 127. Entre os construtores, a Red Bull está na frente, com 228 pontos contra 265 da Ferrari. A Mercedes é a terceira, com 204, seguida pela McLaren, com 73.

A próxima etapa da temporada será já no próximo domingo, no circuito de Spielberg, na Áustria.

LEIA MAIS

Sainz tenta, mas Verstappen vence de novo. Análise da F1 no Canadá

Podcast 23 – Estaduais e Brasileirão 2022

Anterior

Indy: Mid-Ohio tem grande corrida e separa candidatos ao título de 2022

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *