Automobilismo

Fórmula 1: prova em Baku tem Ferrari a pé e Verstappen mais líder ainda

0
Fórmula 1
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

´É difícil escolher qual esporte é o mais “cruel” com seus atletas, mas o automobilismo é, com certeza, um deles. A oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, o GP do Azerbaijão, disputado nas ruas de Baku, teve a Ferrari indo da alegria a tristeza em poucas voltas. E ainda por cima, viu de longe o seu maior rival abrir vantagem no campeonato. Confira na análise.

Análise

Ao contrário de outras análises, desta vez começaremos falando da maior decepção da corrida: a Ferrari. A equipe italiana estava eufórica no sábado, já que Charles Leclerc conquistou a pole e Carlos Sainz iria partir em quarto. E mesmo que tenha perdido à `liderança para Pérez na largada, o monegasco se manteve calmo e utilizou-se da estratégia acertada para voltar à frente.

Entretanto, as más notícias chegaram à Ferrari já na volta 8, quando Sainz abandonou por causa de um problema hidráulico. Mas a maior decepção veio veio na volta 21, quando o motor de Leclerc quebrou enquanto ele estava em primeiro, fazendo com que a decepção fosse ainda maior. E ainda por cima, houveram dois abandonos de pilotos cujos carros usam motor Ferrari: Zhou Guanyu (Alfa Romeo) e Kevin Magnussen (Haas). Definitivamente, mais dor de cabeça para a equipe italiana.

Com a Ferrari fora, tudo ficou mais ´fácil para a a Red Bull. Max Verstappen ganhou a posição cedida pelo companheiro Pérez e transformou a corrida num passeio de domingo, vencendo a quinta etapa na temporada. Pérez completou em segundo. George Russell completou o pódio com a Mercedes.

A corrida em geral foi bastante monótona, com algumas brigas pelas posições inferiores, então é difícil destacar um piloto. Dois dos pilotos que podem ser citados são Pierre Gasly, que levou sua Alpha Tauri a um excelente quinto lugar visto os limites do carro; e Sebastian Vettel, da Aston Martin, que levou a Aston Martin ao melhor resultado da equipe na temporada com o sexto lugar.

Campeonato de pilotos e construtores

Com a vitória e azar do rival, Verstappen é cada vez mais líder da Fórmula 1. Agora, são 150 pontos para o holandês. Em segundo lugar está Pérez, com 129. Por outro lado, Leclerc é apenas o terceiro, com 116, e George Russel passou a ser o quarto, com 99. Carlos Sainz é o quinto, com 83.

A Red Bull também disparou entre os construtores. A equipe taurina fez a pontuação máxima, enquanto que a Ferrari saiu zerada. São 279 para os austríacos contra 199 dos italianos. A Mercedes vem se fixando como a terceira equipe da temporada (161 pontos). A McLaren vem em quarto, com 65.

Depois de uma temporada europeia, a Fórmula 1 irá para a América. Depois de três anos, a categoria voltará a correr no Canadá. E a corrida será já na semana que vem, dia 19 de junho.

LEIA MAIS

Fórmula 1 em Mônaco tem Pérez vencedor e falta de sorte de Leclerc

Indy: Detroit tem batalha estratégica e piloto saindo de 16º para primeiro

Anterior

Indy: Road America tem redenção e candidatos ao título abandonando

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *