A 12º etapa do Mundial de Fórmula 1 2021 era para ter acontecido neste domingo, na Bélgica. Contudo, a corrida, que seria realizada no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, não aconteceu devido à chuva. Depois que Lando Norris sofreu um forte acidente no treino classificatório, a direção de prova foi bastante cautelosa em relação ao tempo.
É verdade que foi bastante frustrante a corrida não ter acontecido. Afinal, não apenas o fã esperava um corrida depois de três semanas, mas também o expectador que gastou dinheiro para ir ao autódromo e ver uma corrida. Contudo, não se nega que foi correta a ação da direção de prova.
Isto mostra que os avanços na segurança não vem apenas do carro, mas também da direção. Afinal, a última vez que um piloto morreu na Fórmula 1 foi quando houve uma chuva forte. E como não parava de chover na Bélgica, não houve outra alternativa. Esta prova passou a ser a mais curta da categoria, superando o GP da Austrália de 1991, que durou 16 voltas. Nesta, apenas quatro voltas foram feitas, todas com o Safety Car.
Classificação final
Apesar de ter vencido, Max Verstappen saiu frustrado. O holandês da Red Bull dominou o final de semana inteiro, e tinha grandes chances de voltar à liderança do campeonato. Contudo, como a corrida acabou antes de 75% da distância (bem antes na verdade), ganhou apenas metade dos pontos, impedindo um possível volta à ponta do campeonato.
Por outro lado, quem saiu bastante feliz foi George Russell. O inglês surpreendeu o colocou sua Williams em segundo lugar no grid, mas era pouco provável que ele manteria a posição durante a corrida. No entanto, com a interrupção, o piloto acabou conquista no o primeiro pódio da carreira e o primeiro pódio da Williams desde Azerbaijão-2017 com Lance Stroll.
Lewis Hamilton até saiu relativamente no lucro. De um lado, não conseguiu correr a ponto de lutar com Verstappen pela vitória. Por outro, manteve a liderança do campeonato por causa da pontuação pela metade.
Campeonato
Com os resultados de Spa, Hamilton lidera com 202,5 pontos contra 199,5 de Verstappen. Em terceiro lugar está Lando Norris, com 113, e Valtteri Bottas tem 108. Entre os construtores, a Red Bull reduziu a vantagem para a Mercedes. São 310,5 pontos da equipe alemã contra 303,5 da escuderia austríaca. A McLaren tem 169, e a Ferrari tem 165,5.
Agora, a Fórmula 1 voltar para a Holanda, terra de Max Verstappen, para a próxima etapa, em Zandvoort.
LEIA MAIS
Indy: Gateway tem ótima corrida e acidente decisivo para o campeonato
Comentários