Automobilismo

Indy: Detroit vê domínio de Palou e show de Power e Rosenqvist

0
Indy
Twitter oficial da Chip Ganassi

Ainda que os fãs da Indy estavam com a ressaca das 500 milhas de Indianápolis, a categoria já estava pronta para mais uma etapa da temporada 2023. O palco foram as ruas da cidade de Detroit, corrida que acontece desde 1989 (com algumas interrupções), mas que mudou de traçado. A prova saiu da ilha de Belle Isle para o centro da cidade, mas isto não mudou o fato da corrida ser cheia de bandeiras amarelas. Confira na análise.

Análise

Com o propósito de esquecer o azar em Indianápolis, Álex Palou chegou à Detroit com força. Então o espanhol da Chip Ganassi fez a pole-position, liderou 74 das 100 voltas e venceu com autoridade, segurando os ataques dos rivais (especialmente Will Power) e garantindo a segunda vitória da temporada.

A surpresa, no entanto, foi Will Power. O australiano largou penas em sétimo, porém o piloto da Penske mostrou velocidade nas ruas de Detroit. Com isto, Power foi o principal rival de Palou na briga pela vitória, liderando por 14 voltas. Mesmo que vão tenha vencido, Power mostrou que pode lutar até mesmo pelo título, embora tenha que reagir.

Mais surpresa ainda foi Felix Rosenqvist. O sueco largou em nono, mas assim como Power, o piloto da McLaren teve uma excelente atuação contrariando sua fama de “pipoqueiro” terminando em terceiro. E ainda brigou pela vitória nas voltas finais.

Outros pilotos que se destacaram foram Alexander Rossi, Kyle Kirkwood e Colton Herta. Rossi saiu de 13º para quinto; Kirkwood, de 12º para sexto; e Herta, de 24º para 11º. Estes três pilotos souberam evitar confusões e pouparam o equipamento em uma pista cheia de ondulações para avançar posições.

Por outro lado, Scott McLaughlin largou me segundo, mas não conseguiu manter um bom ritmo e terminou apenas em sétimo. Pior foi Romain Grosjean, que largou em terceiro, mas novamente encontrou o muro, causando bandeira amarela.

Entretanto, o pior do final de semana foi Pato O’Ward. Aparentemente, o mexicano não se recuperou do acidente nas 500 milhas. Largou em nono, teve problemas no pit-stop, ficou nervoso e acabou batendo e ficando de fora pela segunda vez seguida na temporada e ficando cada vez mais distante da ponta.

Josef Newgarden, vencedor das 500 milhas, não fez uma boa corrida, largando em quinto e terminando em décimo. Hélio Castroneves largou em 23º e terminou em 19º.

Campeonato

Álex Palou disparou à frente do campeonato da Indy. São 273 pontos contra 222 de Marcus Ericsson (nono em Detroit). Josef Newgarden é o terceiro, com 203, seguido de Scott Dixon (quarto em Detroit), com 194; e Pato O’Ward, com 191.

Agoram a Indy fará uma pausa de duas semanas até a próxima etapa, que será em Road America, no dia 18 de junho.

LEIA MAIS

500 milhas tem final para-volta e Estados Unidos de volta ao topo

Verstappen domina e Mercedes brilha. Análise do GP da Espanha

Anterior

Indy: Road America tem Palou vencedor e desespero de Herta

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *