Com toda a certeza, a segunda etapa da temporada 2023 da `Formula Indy foi de tirar o fôlego. A corrida, realizada no Texas Motor Speedway, o primeiro oval da temporada, mostrou o porquê do circuito continuar no calendário. Além disso, a corrida foi um bom aperitivo para as 500 milhas de Indianápolis. Confira na análise.
Análise
A corrida no Texas foi emocionante, com 26 trocas de liderança, porém dois pilotos se destacaram. Um deles foi Josef Newgarden, o vencedor da corrida. O americano da Penske largou em quarto e foi o que mais liderou voltas (123). E mesmo que tenha que enfrentar vários pilotos nas voltas finais, Newgarden prevaleceu e contou com uma bandeira amarela no final para derrotar o seu oponente durante toda a prova: Pato O’Ward.
O mexicano da McLaren largou em quinto e liderou 91 voltas. Além disso, quando liderou, chegou a colocar uma volta de vantagem em todos os pilotos da prova exceto Newgarden. E mesmo que tenha perdido a vantagem devido à um acidente (no qual abordaremos ainda neste artigo), O’Ward lutou pela vitória até o fim. Contudo, teve que se contentar com o segundo lugar.
Dentre outros pilotos que se destacaram, pode-se falar de Álex Palou. O espanhol da Ganassi chegou a liderar 22 voltas e no final conseguiu um terceiro lugar. Também se desatacaram David Malukas, que saiu de nono para quarto após uma estratégia certeira da Dale Coyne; e a sequencia de Marcus Ericsson (Ganassi), Callum Illott (Juncos), Hélio Castroneves (Meyer Shank) e Rinus VeeKay, que fizeram corridas discretas, mas que conseguiram boas colocações após largaram atrás. Ericsson foi de 16º para oitavo; Illott, de 17º para nono; e Castroneves, de 21º para décimo; e VeeKay, de 26º para 11º.
O destaque negativo ficou para Felix Rosenqvist. O sueco largou na pole. Entretanto, em nenhum momento o piloto da McLaren brigou pela vitória. E ainda pro cima ,causou um acidente que forçou a bandeira amarela e tirou toda a vantagem do companheiro O’Ward em relação aos rivais.
Campeonato
Pato O’Ward não saiu com a vitória, mas ´o líder do campeonato após dois segundos lugares. O mexicano soma 85 pontos contra 75 de Marcus Ericsson (vencedor da corrida e abertura na Flórida). Scott Dixon é o terceiro, com 67, um ponto a mais que o vencedor da etapa no Texas, Josef Newgarden.
A próxima etapa da Indy será no tradicional circuito de rua de Long Beach, no dia 16 de abril.
LEIA MAIS
Indy 2023 começa com acidentes e briga pela vitória na Flórida
Comentários