Automobilismo

Indy: Misto de Indianápolis tem fim de tabu e novo líder do campeonato

0
Indy
Twitter oficial da Andretti Autosport

A sina acabou. No retorno da Indy à Indianápolis, para a segunda corrida da temporada disputada no circuito misto, acabou um jejum. Alexander Rossi finalmente venceu uma corrida após um hiato de três anos. A sorte, que tanto falou ao piloto em corridas passadas, apareceu desta vez. Confira na análise.

Análise

Mesmo que a pole tenha ficado com a McLaren (grande decepção do dia, como será abordado), a Andretti mostrou força já no treino classificatório, com o segundo lugar de Rossi. E nas primeiras voltas, Colton Herta, que largou em nono, foi escalando o pelotão até chegar em primeiro. Então, o jovem dominou a corrida, com Rossi em segundo. No entanto, novamente Herta foi “traído” pelo carro. Um problema no câmbio forçou o abandono, abrindo caminho para Rossi dominar o resto da prova ate´ a bandeirada final.

Christian Lundgaard também saiu de Indianápolis satisfeito. O dinamarquês, que não anda tendo uma boa temporada por causa das limitações da sua equipe (Rahal-Letterman), largou em sexto e sempre esteve entre os primeiros a corrida inteira. E mesmo que não tenha conseguido atacar Rossi no final, Lundgaard conseguiu terminar em segundo, um excelente resultado.

Mas se for falar da equipes, quem mais comemorou foi a Penske. Will Power largou em quarto e se envolveu num toque com Pato O’Ward e teve que entrar nos boxes. Usando uma estratégia diferente, o australiano se recuperou e terminou em terceiro. Combinado com o 11º lugar de Marcus Ericsson (que abordaremos mais tarde), Power agora é o líder do campeonato.

Também vale destacar Josef Newgarden, cuja participação foi colocada em xeque por ter desmaiado após o acidente em Iowa. Contudo, o bicampeão foi às pistas, largou e chegou em quinto. Um bom resultado que o mantém na briga pelo campeonato.

E ainda que tenha perdido a liderança do campeonato, vale falar de Marcus Ericsson. O sueco teve um problema mecânico na sua Chip Ganassi e teve que largar em último. Tendo sido obrigado a fazer uma corrida de recuperação, o piloto tentou uma estratégia diferente. E conseguiu um 11º lugar, diminuindo o prejuízo no campeonato.

Agonia de Andretti e McLaren

Apesar da vitória, esta corrida mostrou que a Andretti ainda precisa corrigir alguns erros. Afinal, Herta perdeu o que seria uma vitória fácil, e os outros carros da Andretti, Romain Grosjean e Devlin DeFrancesco foram, respectivamente, 16º e 18º.

Mas a maior decepção foi, de longe, a McLaren. Felix Rosenqvist conquistou a pole, mas o sueco foi perdendo rendimento e acabou em nono lugar. Pior que isto, só Pato O’Ward, que largou em terceiro, se envolveu num toque com Will Power (como já foi dito) e não conseguiu imprimir um bom rítmo. Ao final, o mexicano foi apenas o 12º.

Isto mostra que O’Ward depende exclusivamente de seu talento para continuar a briga pelo título. A McLaren ainda mostra muita instabilidade com sua equipe na Indy e precisa melhorar para brigar por t´ítulos.

Campeonato

Como já foi mencionado, Will Power agora lidera o campeonato. O australiano soma 431 pontos, enquanto que Marcus Ericsson tem 422. Josef Newgarden é o terceiro, com 299, seguido de Scott Dixon, com 393. Pato O’Ward é o quinto, com 385, seguido de ´Álex Palou ,com 379. Estes são os pilotos que brigam pelo título.

A próxima corrida encerrará a maratona de cinco corridas em quatro finais de semana. E a prova será nas ruas de Nashville.

LEIA MAIS

Indy: oval de Iowa traz rodada dupla de emoções e campeonato embolado

Indy: oval de Iowa traz rodada dupla de emoções e campeonato embolado

Anterior

Ferrari se sabota sozinha e Verstappen brilha. Análise da F1 na Hungria

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *