Mesmo que a chuva tenha aparecido e interrompendo a prova, a antepenúltima etapa da temporada 2022 da Fórmula Indy não deixou a desejar. Disputada em Gateway, circuito localizado perto da cidade de St. Louis, a corrida foi a última da temporada em circuitos ovais. Confira uma análise sobre as ações na pista
Análise
Não teve equipe que andou melhor em Gateway do que a Penske. Afinal, Will Power largou na pole e liderou a maior parte da prova. Ainda que tenha sido prejudicado na estratégia e acabou obrigado a economizar combustível, ainda manteve a liderança do campeonato com um sexto lugar.
Por outro lado, o grande acerto estratégico foram dos outros dois pilotos da Penske. Josef Newgarden e Scott McLaughlin apareceram na segunda metade da corrida, ultrapassando os rivais e monopolizando a briga pela vitória, mesmo depois da interrupção causada pela chuva. Newgarden conquistou a quinta vitória na temporada, E McLaughlin caminhava para ser o segundo quando acabou surpreendido pela zebra da noite.
Assim como a Penske, a Dale Coyne acertou na estratégia. E isto permitiu a David Malukas conquistar o primeiro pódio da carreira com um segundo lugar conquistado na base do suor, após fazer várias ultrapassagens na parte final da prova. Da mesma maneira, Takuma Sato espantou a fraca temporada e conquistou um bom quinto lugar.
Tentando se manter vivo na briga pelo título, Pato O’Ward mostrou seu talento na pista, chegando a liderar a corrida por um tempo. Por fim, terminou em quarto lugar, ainda mantendo chances matemáticas de título.
A decepção da noite ficou com a Chip Ganassi. Nenhum dos pilotos da equipe conseguiu brigar pela vitória. E mesmo Jimmie Johnson, especialista em ovais, acabou decepcionando, com um 14º lugar.
Hélio Castroneves novamente fez uma corrida discreta, largando em 18 e terminando em 15º.
Campeonato
Will Power lidera o campeonato com 482 pontos, mas a distância para os rivais diminuiu. Josef Newgarden tem 479; Scott Dixon, 468; enquanto que Marcus Ericsson tem 465. Estes são os pilotos com mais chances de briga pelo título.
Álex Palou (439), Scott McLaughlin (428) e Pato O’Ward (424) também estão na briga, mas terão que depender de outros resultados. Contudo, no caso de O’Ward, o mexicano já ganhou um pequeno troféu: o de campeão dos circuitos ovais,
A penúltima etapa da temporada acontecerá daqui a duas semanas, no tradicional circuito de Portland.
LEIA MAIS
Indy: confuso GP de Nashville coloca Dixon como candidato ao hepta
Comentários