Automobilismo

Indy: oval de Gateway tem outro “nó tático” de Dixon, que mantém sonho

0
Indy
Twitter oficial da Chip Ganassi

A 15ª e antepenúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula Indy foi, ao mesmo tempo, a última em ovais. O oval propriamente dito foi o de Gateway, em Madison, Illinois. Álex Palou ainda não conquistou o título, mas está bem parto. Contudo, o show foi, novamente, de Scott Dixon, que ainda sonha com o heptacampeonato confira na análise.

Análise

Ao contrário da corrida anterior, Scott Dixon não se envolveu em acidente na largada. Entretanto, isto não muda o feito do neozelandês, que largou apenas em 16º devido à uma punição por troca de motor, mas novamente usando uma estratégia que apenas os funcionários da Chip Ganassi entenderam, Dixon liderou 123 das 260 voltas e venceu a corrida com bastante tranquilidade. E ainda por cima, se mantém vivo na briga pelo título, embora o caneco esteja bem distante.

Por outro lado, Josef Newgarden deu adeus à briga pelo título. O americano largou na pole e liderou 98 voltas. Porém o piloto da Penske levou “um nó estratégico” de Dixon e acabou ficando para trás. E pior ainda: acabou tocando no muro, quase causou bandeira amarela e teve que abandonar não só a corrida, mas também a briga pelo título.

Pato O’Ward também foi vítima do “´nó tático” de Dixon, mas isto não muda o fato de que o mexicano fez uma boa corrida. Este foi o segundo pódio seguido do piloto da McLaren e o sétimo no ano, mas ainda deve uma vitória.

Quem também fez uma boa corrida foi David Malukas. Correndo pela fraca Dale Coyne, o americano largou em sexto e, apesar de não conseguir brigar pela vitória, se manteve entre os primeiros, finalizando em terceiro e conseguindo o segundo pódio na carreira (a primeira foi no ano passado ,também em Gateway).

Álex Palou fez uma corrida discreta, porém eficiente. Largou em 14º e terminou em sétimo, marcando pontos importantes e aumentando as chances e ser campeão já na próxima corrida. Quem também fez boa corrida foi Scott McLaughlin, que deveria ter largado na pole, mas foi punido por troca de motor. Largou em décimo e terminando em quinto com a ajuda do novo motor.

Campeonato

Com o acidente de Newgarden, a Chip Ganassi garantiu o título da Indy. Portanto, resta saber com qual piloto ele vai ficar. Álex Palou tem 565 pontos, enquanto que Scott Dixon tem 491, ou seja, 74 pontos separando os dois. Como em cada corrida estão em jogo 54 pontos (50 da vitória, um da pole, um por liderar uma volta e 2 por liderar o maior número de voltas). Se Palou terminar em quinto (se Dixon não marcar os pontos extras) ou terceiro (se Dixon marcar os pontos extra), será campeão já na próxima etapa

Já Dixon precisa de um bom resultado (vitória, preferência) e torcer para um mau resultado de Palou para ter chance.

O já eliminado Josef Newgarden é o terceiro, com 440 pontos, seguido de Pato O’Ward (429); e Scott McLaughlin (426).

A próxima e penúltima corrida da temporada será já na semana que vem (03/09), em Portland.

LEIA MAIS

Indy: Rahal domina, mas Dixon opera milagre no misto de Indianápolis

Verstappen vence em meio à chuva e variáveis. Análise do GP da Holanda

Anterior

Ferrari brilha em casa com domínio de Verstappen. Análise do GP da Itália

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *