Automobilismo

Indy: oval de Iowa traz rodada dupla de emoções e campeonato embolado

0
Indy
Twitter oficial da Arrow McLaren SP

Depois que a Fórmula Indy passou pelo Canadá, a categoria de monopostos americana voltou a outra pista que tinha saído do calendário. Desta vez, o retorno foi ao circuito oval de Iowa. E em dose dupla, com uma corrida no sábado e outra no domingo. E ambas valeram pontuação total. Ou seja: 100 pontos foram disputados. Confira.

Análise do fim de semana em geral

Ninguém pilotou mais no fim de semana do que Josef Newgarden. O piloto da Penske liderou um total de 356 das 550 voltas rodadas no fim de semana. Newgarden venceu com certa tranquilidade a corrida de sábado. E na prova de domingo novamente estava na frente até uma falha na parte traseira do carro joga-lo no muro. Uma grande decepção para o piloto da Penske

Com o acidente de Newgarden, quem se deu berm foi Pato O´’Ward. O mexicano, que vinha de dois abandonos seguidos, mostrou velocidade em ambas das corridas. No sábado, foi o segundo, marcando 40 pontos. E no domingo, foi o vencedor, marcando 51 pontos. Assim sendo, o piloto da McLaren foi o que mais marcou pontos no fim de semana. E, com toda a certeza, O’´Ward es´tá vivo na briga pelo título.

Mesmo que não tenha vencido, Will Power saiu de Iowa feliz. Afinal, o australiano foi, respectivamente, terceiro e segundo nas corridas do final de semana. E estes resultados foram o suficiente para reduzir a distância para o líder do campeonato Marcus Ericsson.

Dentre os pilotos da Chip Ganassi, a maior sensação foi Jimmie Johnson. O heptacampeão da NASCAR mostrou a sua experiência em ovais e chegou a liderar a corrida de sábado por 19 voltas. E mesmo que tenha perdido ritmo no final, o americano chegou com vontade para a segunda prova, no qual terminou em quinto lugar, o melhor resultado do piloto na Indy.

O brasileiro Hélio Castroneves até correu bem a primeira corrida, chegando a ficar em segundo pro algumas voltas. Mas, no final, foi o 16º. Na prova de domingo teve problema atrás de problema e acabou em 21º.

Destaques da primeira prova

Dois pilotos se destacaram apenas na corrida de sábado. Um deles foi o holandês Rinus VeeKay, que andou entre os primeiros a prova toda e no fim terminou em quatro lugar. Quem também se destacou foi Álex Palou, que saiu de 14º para sexto. O espanhol, que está no centro da polêmica entre Chip Ganassi e McLaren, ainda sonha com o o bicampeonato.

Destaque da segunda prova

Scott McLaughlin até foi bem na primeira. Entretanto, foi prejudicado pela própria equipe por causa de um pneu mal encaixado na hora do pit-stop. Contudo, o neozelandês da Penske se recuperou da decepção de sábado e foi com tudo na prova de domingo, conseguindo um terceiro lugar.

Campeonato

Após a rodada dupla, Marcus Erisccon ainda´ e o líder da Fórmula Indy, porém a distância diminuiu bastante. São 403 pontos para o sueco contra 395 de Will Power. Em terceiro lugar está Josef Newgarden com 369 pontos. Scott Dixon também tem 369 pontos, mas o americano fica à frente por causa do número de vitórias (4 a 1). Pato O’Ward é o quinto, com 367 pontos, e Álex Palou o sexto, com 359. Todos estes pilotos estão separados por menos de 50 pontos, ou seja, uma vitória. Isto mostra o equilíbrio do campeonato.

A próxima etapa da Fórmula Indy será no próximo sábado, no misto de Indianápolis.

LEIA MAIS

Indy retorna ao Canadá e Dixon finalmente vence. Análise da corrida

Leclerc erra sozinho e Verstappen aproveita. Análise da F1 na França

Anterior

Indy: Misto de Indianápolis tem fim de tabu e novo líder do campeonato

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *