Automobilismo

Indy: Road America tem Palou vencedor e desespero de Herta

0
Indy
Twitter oficial da Chip Ganassi

A oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula Indy teve lugar no tradicional circuito misto de Road America, em Elkhart Lake. Apesar de ter um campeonato disputado, um piloto ensaia disparar à frente. Conforme Álex Palou demonstra sua habilidade e tem sua dose de sorte, está se tornando o favorito o título. Confira a análise.

Análise

Por mais que a Andretti pareça entre as primeiras posições, parece que sempre algo acontece para jogar água no chopp. A equipe conseguiu a pole com Colton Herta. E o americano não desperdiçou a chance e liderou a corrida inteira. E mesmo quando perdeu a liderança nos boxes, a recuperou na pista. Contudo, nas voltas finais, o carro passou a ter problemas, e o piloto foi perdendo posições, conseguindo salvar um quinto lugar.

Quem se aproveitou então foi Álex Palou. Vindo de uma vitória em Detroit, o espanhol veio empolgado, largando em terceiro. Assumiu o segundo lugar na largada, e teve que se contentar com esta posição, pois não conseguia acompanhar Herta. Mas a sorte sorriu no final, e o piloto da Chip Ganassi assumiu a liderança nas voltas finais. Esta foi a terceira vitória de Palou na temporada.

Josef Newgarden até tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Palou. Porém o vencedor das 500 milhas conseguiu um segundo lugar importante na briga pelo título. Melhor corrida fez Pato O’Ward. O mexicano largou em segundo, porém foi tocado por Kyle Kirkwood na largada e perdeu posições. Entretanto, o piloto da McLaren se recuperou e conseguiu um terceiro lugar, o título está ficando mais longe, mas o pódio poderá fazer O’Ward colocar a cabeça no lugar após dois abandonos seguidos.

Entretanto, ninguém teve uma recuperação mais espetacular do que Scott Dixon. O neozelandês bateu no final de semana, brigou com Will Power e largou em 23º. Mas, com a estratégia certeira e aproveitando a bandeira amarela no inicio da prova, Dixon, terminou em quarto, e quase conseguindo um pódio lutando contra O’Ward no final.

Outros pilotos que fizeram boas provas foram Scott McLaughlin (18º para oitavo); Will Power, que saiu de 22º para 13º (e chegou a liderar); e Hélio Castroneves (26º para 15º).

Campeonato

Após mais uma vitória, Álex Palou disparou na liderança da Indy. São 324 pontos contra 250 de Marcus Ericsson (sexto em Road America). Josef Newgarden é o terceiro, com 243. Pato O’Ward e Scott Dixon possuem a mesma pontuação: 226, porém o mexicano fica à frente pelos três segundos lugares conquistados frente à um terceiro de Dixon.

Indy no Brasil

Nesta semana, começaram a surgir notícias sobre negociações da SPTuris com a Indy para que a categoria retorne ao Brasil. Mais precisamente, de volta à São Paulo, onde correu entre 2010 a 2013. E segundos os comentaristas da Cultura Gefferson Kerr e Bia Figueiredo, a corrida não seria no Anhembi, mas sim em Interlagos. São Paulo tem confirmado no ano que vem, a Fórmula 1, a Fórmula E e o Mundial de Endurance. Se a Indy vier, a maior cidade da América do Sul será palco de quatro grandes categorias do automobilismo mundial.

Enquanto os brasileiros sonham, a Indy descansa e só volta no dia 2 de julho, em Mid-Ohio.

LEIA MAIS

Indy: Detroit vê domínio de Palou e show de Power e Rosenqvist

Indy: Detroit vê domínio de Palou e show de Power e Rosenqvist

Anterior

Fórmula 1 no Canada: Verstappen domina, Alonso e Hamilton duelam

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *