A 23ª e penúltima etapa da temporada 2023 aconteceu nas ruas de Las Vegas, sendo esta a terceira corrida realizada nos Estados Unidos neste ano. Apesar de todos os problemas ocorridos nos treinos livres. a corrida aconteceu. E ainda por cima, com uma certa dose de emoção. Confira na análise.
Análise
Em contraste com o que aconteceu no ano, Max Verstappen não venceu de maneira fácil em Las Vegas. Largou em segundo, atrás de Charles Leclerc, E embora tenha conseguido tomar a ponta na primeira volta, acabou punido por empurrar o rival na pista. E ainda por cima perdeu a liderança antes mesmo de cumprir a punição, sofrendo com o desagaste de pneus. Contudo, após fazer o pit-stop, o rendimento melhorou, e quando veio a segunda bandeira amarela da corrida (por causa de destroços na pista), O campeão não deu chances para os adversários e venceu mais uma corrida na temporada.
Leclerc também fez um excelente corrida, visto os limites da Ferrari. Lutou ao máximo que podia contra Verstappen. Contudo, a maior batalha foi contra o companheiro do holandês, Sergio Pérez, que também fez uma corrida de recuperação, largando em 11º e brigando pelo pódio. Por fim, Leclerc passou o mexicano na última volta para terminar em segundo, enquanto que Pérez foi o terceiro.
Por causa das bandeiras amarelas (a primeira causada por um acidente de Lando Norris), as estratégias ficaram bagunçadas, e vários pilotos puderam melhorar muitos suas posições de largadas. Esteban Ocon, por exemplo, saltou de 16º para quarto. Melhor ainda foi Lance Stroll, que saiu de 19º (e penúltimo) para quinto. No entanto, a recuperação mais incrível foi a de Carlos Sainz, que largou em 12º, foi tocado, caiu para último, mas se recuperou e terminou em sexto, marcando pontos importantes para a Ferrari.
Campeonato de pilotos e construtores
Pérez, que disputava o vice-campeonato com Lewis Hamilton (sétimo em Las Vegas com atuação apagada) garantiu o posto ao atingir 273 pontos, enquanto que o inglês soma 232. O líder, Max Verstappen, atingiu 549 pontos. A briga pelo quarto lugar, por outro lado, está aberta. Carlos Sainz e Fernando Alonso (nono em Las Vegas) estão com 200 pontos, mas Sainz se mantém à frente por ter uma vitória. Lando Norris está logo atrás com 195 pontos.
Entre os construtores, a já campeã Red Bull soma 822. No entanto, há uma briga pelo segundo lugar entre a Mercedes e a Ferrari. A equipe alemã fica à frente, com 392 pontos, quatro a mais do que a Ferrari, terceira colocada. A McLaren soma 284, seguida da Aston Martin, com 273.
Após um tour pela América, a próxima e ultima etapa da temporada será no Oriente Médio. Mais precisamente, em Abu Dhabi, no dia 26 de novembro.
LEIA MAIS
Verstappen vence corrida “fim de feira”. Análise do GP de São Paulo
Comentários