Em contraste com as corridas anteriores, o GP da França de 2022 de Fórmula 1 não foi dos mais empolgantes. Disputado no tradicional Circuito de Paul Ricard, a corrida até prometia, mas o acidente de Leclerc deixou a corrida bem monótona. Confira na análise.
Análise
Com certeza, Charles Leclerc foi a decepção da corrida. Afinal, o monegasco fez a pole-position e manteve a liderança na largada, apesar dos ataques de Max Verstappen. Contudo, tudo foi por água abaixo na volta 18, quando Leclerc errou na curva, perdeu o controle do carro e bateu, acabando com o fim de semana da Ferrari. Definitivamente uma grande decepção para os ferraristas. E para quem torce por um campeonato mais disputado também.
Com Leclerc fora, ficou fácil para Verstappen. O holandês guiou de forma tranquila, sem receber ameaças, e levou sua Red bull a mais uma vitória.
No entanto, quem realmente saiu feliz de Paul Ricard foi a Mercedes. Lewis Hamilton se fixou na segunda posição após o acidente de Leclerc e nela ficou até o fim. Por outro lado, George Russell protagonizou boas lutas, especialmente com Sergio Pérez, e conseguiu chegar em terceiro lugar, conseguindo mais um pódio. Esta foi a primeira vez desde o GP da Arábia Saudita do ano passado em que a Mercedes colocou dois carros no pódio.
Dentre os outros pilotos, destaca-se Carlos Sainz. O companheiro de Leclerc na Ferrari teve que largar de 19º por trocar componentes do motor. E mesmo que tenha sido prejudicado pela equipe no pit-stop (o mecânico permitiu a saída de Sainz quando Alexander Albon estava passando, quase causando um acidente dentro dos boxes), o espanhol conseguiu um oitavo lugar, salvando alguns pontos para a Ferrari.
Campeonato de pilotos e construtores
Graças aos resultados de hoje, Max Verstappen disparou na frente no campeonato de pilotos da Fórmula 1. O holandês soma 233 pontos contra 170 de Leclerc. Sergio Pérez é o terceiro, com 163, seguido de Carlos Sainz, com 144.
Já entre os construtores, a Red Bull também disparou. A equipe taurina tem 396 pontos, enquanto que a Ferrari tem 314. A Mercedes é a terceira, com 270, e a Alpine é agora a quarta colocada, com 93.
A próxima etapa da temporada será na Hungria, on circuito de Hungaroring. Em seguida, a Fórmula 1 entrará em férias, e só retornará no final de agosto.
LEIA MAIS
Ferrari se recupera na Áustria e mostra que está na luta pelo título de 2022
Comentários