A 22ª e última etapa da temporada de 2023 aconteceu no circuito de Abu Dhabi. nos Emirados Árabes Unidos. Conforme o título de pilotos e construtores já tinha sido decidido, todos os olhos passaram para saber quem ficaria com o vice nos construtores. O duelo era entre a Mercedes e a Ferrari. Confira na análise.
Análise
Max Verstappen dominou a corrida de maneira idêntica ao que aconteceu na maior parte das corridas no ano, vencendo de maneira fácil. Da mesma forma, Sergio Pérez, que largou em nono, aproveitou a velocidade de sua Red Bull para terminar em quarto.
O foco, então, estava na briga entre Mercedes e Ferrari. Os alemães tinham quatro pontos à frente, mas a escuderia italiana tinha uma vitória, ou seja: se as equipes terminassem empatadas em pontos, a Ferrari levaria por causa deste triunfo.
Charles Leclerc (Ferrari), largaria em segundo, e George Russell (Mercedes), largaria em quarto. Os outros dois carros, entretanto, largariam atrás, com Lewis Hamilton saindo de 11º e Carlos Sainz, em 16º. Leclerc e Russell fizeram suas respectivas partes e terminaram em, respectivamente, segundo e terceiro.
Contudo, o que decidiu o vice nos construtores a favor da Mercedes foi a péssima estratégia que a Ferrari fez para Carlos Sainz, que o tirou da zona de pontos, enquanto que Hamilton pontuava com o nono lugar. Ao final da corrida, a Ferrari marcou apenas um ponto a mais do que a Mercedes, permitindo que os alemães saíssem doe Abu Dhabi com o vice.
Além da briga pelo vice nos construtores, o único destaque foi Yuki Tsunoda, que novamente conseguiu pontuar com a fraca Alpha Tauri. O japonês virou o principal nome da equipe, marcando 17 dos 25 pontos da equipe.
Campeonato
Verstappen finalizou a temporada com 575 pontos, um recorde na história. Pérez fechou o ano com 285, enquanto que Hamilton foi o “campeão da F1B”, com 234. Fernando Alonso (sétimo em Abu Dhabi) e Charles Leclerc empataram com 206 pontos, mas o espanhol passou à frente pela quantidade de terceiros lugares conquistados no ano, ficando em quarto, com o monegasco em quinto.
Dentre os construtores, a Red Bull finalizou o ano com 860 pontos. A Mercedes vem em segundo, com 409, três a mais do que a Ferrari. A Mclaren ficou em quarto, com 302 pontos ,seguido pela Aston Martin, com 280.
A temporada 2023 acabou, e agora é hora dos pilotos descansarem e das equipes e prepararem para o ano que vem.
LEIA MAIS
Las Vegas quase passa vergonha, mas tem corrida boa na Fórmula 1
Comentários