Automobilismo

Pérez vencedor e “sorte” de Verstappen. Análise da Fórmula 1 em Baku

0
Pérez
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

Após um final emocionante, o GP do Azerbaijão, a sexta etapa da Fórmula 1 em 2021, teve, inesperadamente, uma vitória de Sergio Pérez. O mexicano aproveitou-se dos problemas do companheiro de equipe Max Verstappen e do erro de Lewis Hamilton para vencer a sua segunda corrida na categoria. E, ainda por cima, teve o retorno de Sebastian Vettel ao pódio. Confira a análise.

Análise da corrida

Apesar de ter batido no final, não se pode falar mal de Verstappen. Afinal, o holandês não abandonou por erro próprio, mas sim por um estouro no pneu. E, na pista, vez tudo certo: acompanhou Hamilton na largada e contou com o erro no pit-stop do rival para assumir a liderança e não saiu dela até sofrer o acidente.

Contudo, o vencedor da prova, Sergio Pérez, teve os seus méritos. O mexicano também aproveitou-se do erro no pit-stop de Hamilton e assumiu o segundo lugar, passando a defender não só a sua posição, mas também a a de Verstappen, o que garantiria uma vantagem a maior na liderança do campeonato para o holandês. Com o acidente, coube à Pérez garantir a vitória, que veio graça ao erro de Hamilton na relargada, do qual abordaremos mais tarde.

Outro nome que voltou a se destacar numa corrida depois deu m bom tempo foi Sebastian Vettel. Partindo do 11º lugar, o alemão, usou uma estratégia diferente e foi rápido a corrida toda. Aproveitando-se das confusões finais, conseguiu terminar num excelente segundo lugar,

Pierre Gasly também merece destaque. Embora não tenha se destacado tanto na prova, sempre esteve entre os primeiros, esperando a oportunidade certa para conseguir um lugar no pódio. E ela apareceu com o erro de Hamilton, que colocou o piloto da Alpha Tauri em terceiro e segurando os ataques de Charles Leclerc para garantir o terceiro pódio em sua carreira.

Já Lewis Hamilton teve um final de semana para esquecer. Além de não conseguir a liderança na largada, o inglês ainda foi prejudicado por um pit-stop ruim da Mercedes, que o fez cair para o terceiro lugar. E quando teve a oportunidade de dar a volta por cima graças ao acidente de Verstappen, errou na relargada e passou reto na curva 1, terminado a prova fora dos pontos.

Charles Leclerc foi um caso à parte. O monegasco largou na pole, mas não teve carro suficiente para brigar pela vitória. Por fim, restou ao piloto lutar pelo pódio contra Gasly, no qual acabou derrotado.

Campeonatos

Max Verstappen continua sendo o líder do campeonato, com os mesmos 105 pontos que trouxe de Mônaco, contra os mesmos 101 de Hamilton. O terceiro lugar agora é Sergio Pérez, com 69 pontos contra 66 de Lando Norris.

Entre os construtores, a Red Bull agora tem 174 pontos, enquanto que a Mercedes tem 148 pontos, Em terceiro lugar está a Ferrari, com 90 pontos contra 80 da McLaren.

LEIA MAIS

Vinte anos após a primeira, Hélio vence a quarta. Análise das 500 milhas

Vinte anos após a primeira, Hélio vence a quarta. Análise das 500 milhas

Anterior

Indy: Corridas disputadas e acidente marcam rodada dupla em Detroit

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *