A última corrida antes das férias da `Formula 1 aconteceu no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Ainda que a chuva tenha aparecido (e em garoa), a corrida do domingo não foi das melhores. Contudo, a prova sprint no sábado acabou sendo mais emocionante, apesar de Max Verstappen ter vencido. Confira na análise.
Corrida sprint
Certamente, Oscar Piastri foi o principal nome da corrida. O australiano, que está se aproveitando da subida crescente da McLaren, largou em segundo. Por causa da chuva, a largada foi em fila indiana, porém, Piastri foi aos boxes para trocar pneus de chuva pesada pelos intermediários. E por causa desta parada, Piastri liderou a prova. E mesmo que Verstappen o tenha passado, o australiano deixou uma boa impressão ao terminar me segundo lugar.
Outro piloto que mandou bem foi Pierre Gasly. O francês usou da mesma tática que Piastri, conseguindo alcançar o terceiro lugar. E mesmo com o carro mais lento, O piloto da Alpines segurou o ímpeto das Ferraris para conseguir um terceiro lugar.
Corrida principal
Na corrida principal, entretanto, tudo deu errado para a McLaren. Largando em quinto, Piastri teve um toque com Carlos Sainz Jr e abandonou na primeira volta. Já Lando Norris esteve longe do desempenho das corridas anteriores e terminou em sétimo.
Por ouutro lado, Max Verstappen não decepcionou. O holandês teve o melhor tempo do treino classificatório, mas teve que largar em sexto após a Red Bull trocar a caixa de câmbio de seu carro, lhe rendendo uma punição. Na largada, foi contido e foi fazendo ultrapassagens até chegar em segundo. Então, após o segundo pit-stop, assumiu a liderança e venceu mais uma,
Mas quem brilhou foi Sergio Pérez. Após sofrer um toque com Lewis Hamilton na corrida sprint, o mexicano tinha a chance de redenção ao largar em segundo. Assumiu a liderança ainda na primeira volta e nela se manteve até Verstappen passá-lo. Um resultado ótimo para o mexicano caso ele deseje continuar na Red Bull no ano que vem.
Charles Leclerc também fez uma boa corrida. Largou na pole, segurou-se na medida do possível visto que a sua Ferrari não consegue acompanhar as Red Bull. O monegasco conseguiu o terceiro pódio na temporada e pontos importantes para a luta nos campeonato de construtores.
Outros pilotos que também fizeram boas corridas foram Fernando Alonso, que mesmo com a decadência da equipe Aston Martin, conseguiu arrancar um quinto lugar; e Esteban Ocon, que largou em 14º, porém usando uma boa estratégia de uso dos pneus, conseguiu um nono lugar e marcando dois pontos.
Classificação de pilotos e construtores
Max Verstappen e Sergio Pérez caminham a passos largos para ser, respectivamente, campeão e vice. O holandês soma 314 pontos, enquanto que o mexicano tem 189. A briga, então, é pelo terceiro lugar. Fernando Alonso tem 149, um a menos do que Lewis Hamilton. O inglês, entretanto, tende a ultrapassar o espanhol, visto à queda de rendimento da Aston Martin. A briga pelo quinto lugar também é boa, já que Charles Leclerc e George Russel tem 99 pontos; e Carlos Sainz Jr, 92.
Já entre os construtores, a Red Bull está à frente, com 503 pontos, A Mercedes está se fixando em segundo, com 247. A Aston Martin está em terceiro, com 196, cinco a mais que a Ferrari. E a tendência e até mesmo que a McLaren, que no momento tem 103, pode virar ameaça.
Agora, a Fórmula 1 entra de férias. E ela só retorna no dia 27 de agosto, em Zandvort, Holanda.
LEIA MAIS
Hamilton pole e McLaren andando forte. Análise do GP da Hungria
Comentários