Automobilismo

Vitória de Verstappen enlouquece torcida em retorno da F1 à Holanda

0
vitória
Foto: Twitter oficial da Red Bull Racing

O retorno da Fórmula 1 à Holanda não poderia ter sido melhor. Afinal, era a primeira vez desde 1985 que o país dos moinhos recebia uma etapa da categoria. E assim sendo, Max Verstappen saiu do circuito de Zandvoort não só com a vitória, mas com a liderança do campeonato na mão. Confira a análise da prova.

Análise

Empurrado pela grande torcida presente no autódromo e com o intuito de passar o rival no campeonato, Verstappen largou na pole e disparou na frente antes que Hamilton tentasse um ataque. Mesmo que a Mercedes tentou para-lo com uma estratégia diferente, o piloto da Red Bull dominou a corrida inteira, vencendo e levando a torcida ao delírio.

Ao passo que Verstappen volta forte das férias, Lewis Hamilton se vê ameaçado. O inglês da Mercedes até tentou, mas não foi páreo para a velocidade e inspiração do rival na prova. Apesar disso, conseguiu a volta mais rápida da corrida, diminuindo o prejuízo no campeonato com o ponto extra.

Pierre Gasly merece destaque, ainda que tenha ficado fora do pódio. Largou em quarto e não saiu desta posição até a corrida acabar, marcando pontos importantes para a Alpha Tauri. Mas quem merece vários aplausos é o mexicano Sergio Pérez. O piloto da Red Bull largou dos boxes e vez uma grande corrida de recuperação, visto que passar em Zandvoort é bem difícil. O resultado final foi um oitavo lugar.

Respeito da torcida e quebra de protocolo do pódio

A torcida holandesa fez a festa em Zandvoort, mas uma atitude deles mostrou espírito esportivo. Aplaudiram Hamilton quando o locutor oficial o anunciou, demostrando respeito ao adversário de Verstappen. E no pódio, o hino da Holanda foi cantado, derrubando os protocolos da situação. O hino da Áustria, equipe vencedor, foi tocador normalmente.

Campeonato

Graças à vitória em casa, Verstappen agora lidera o campeonato de pilotos. São 224.5 contra 221.5 de Hamilton. O terceiro lugar agora é Valtteri Bottas, com 123 contra 114 de Lando Norris. Entre os construtores, a Mercedes lidera com 344.5 contra 332.5 da Red Bull. A Ferrari agora é a terceira colocada, com 181.5 contra 170 da McLaren.

A próxima etapa será já na semana que vem, no tradicional circuito de Monza, na Itália.

LEIA MAIS

Fórmula 1 pensa na segurança de seus pilotos ao evitar GP da Bélgica

Fórmula 1 pensa na segurança de seus pilotos ao evitar GP da Bélgica

Anterior

Opinião: Argentina deveria ser banida da Copa. Mas isso não acontecerá

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *